Amadora apresenta Seminário final do Projeto ´Capacitar para Cuidar´

No dia 6 de abril, os Recreios da Amadora acolheram o Seminário final do Projeto ´Capacitar para Cuidar´.

Este projeto, promovido pela Câmara Municipal da Amadora em parceria com a Fundação AFID Diferença, e cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do Concurso ´Envelhecimento na Comunidade`, teve início em novembro de 2019, e terminou com a realização deste seminário.

A ação do projeto consistiu num programa de capacitação para cuidadores formais dos Centros de Dia e Serviços de Apoio Domiciliário de 14 IPSS da Amadora, dotando-os de conhecimentos e competências para o trabalho com pessoas com demência, tendo por base o modelo desenvolvido na Unidade de Neuro Estimulação (UNE) para pessoas com demência da Fundação AFID Diferença.

Este foi um projeto pioneiro a nível nacional, que pretendeu responder ao objetivo previsto no Plano Estratégico para o Envelhecimento Sustentável da Amadora 2016-2025, aumentar a capacidade e qualidade das respostas sociais existentes para acolher situações de demência das pessoas idosas, melhorando assim a qualidade de vida das pessoas com demência e seus familiares.

Através da realização deste seminário, pretendeu-se contribuir para a disseminação da experiência desenvolvida no âmbito do Projeto ´Capacitar para Cuidar´, assim como potenciar a discussão pública sobre o envelhecimento na comunidade de pessoas com demência.

O seminário visou ainda encerrar o projeto ´Capacitar para Cuidar´, com um momento de apresentação pública do trabalho desenvolvido, assim como dos resultados alcançados, além de ter procurado, igualmente, potenciar a discussão sobre a situação dos seniores com demência no espaço urbano e estratégias de garante da sua qualidade de vida.

Durante a sessão, a Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, enalteceu a importância deste projeto em rede na cidade.

“Os desafios do envelhecimento sustentável são cada vez maiores para a nossa cidade e para a nossa comunidade”, destacou.

“A situação da demência é um grande desafio ao nível das respostas técnicas”, referiu a edil, que continuou referindo a disponibilidade da autarquia em continuar a trabalhar em rede e em parceria com as instituições do município, já não em contexto “de projeto, mas de continuidade”.

Domingos Rosa, Presidente do Conselho de Administração da Fundação AFID Diferença, salientou o pioneirismo deste projeto que “facilmente poderia ser replicado pelo país”.
Também a Fundação AFID Diferença mostrou total disponibilidade para continuar a trabalhar em rede estas temáticas.

A Fundação Calouste Gulbenkian, que cofinanciou este projeto, esteve representada por António Fonseca, que salientou os atuais problemas de isolamento e de solidão.
No âmbito do Concurso “Envelhecimento na Comunidade”, a Fundação financiou 15 projetos em todo o país, tendo reforçado “ter sido muito gratificante acompanhar o projeto “Capacitar para Cuidar”.

Além da apresentação, monitorização e apresentação dos resultados do projeto “Capacitar para Cuidar”, a sessão contou ainda com a partilha do projeto “Abraço Amigo”, da GAS PORTO, ONG da cidade do Porto, outro dos projetos apoiados no âmbito do Concurso “Envelhecimento na Comunidade”.