Duarte Gomes e Catarina Ribeiro vencem São Silvestre da Amadora

A 46ª edição da São Silvestre da Amadora estava inicialmente prevista para 31 de dezembro 2021, mas acabou por ser adiada devido à pandemia Covid-19, para o último sábado de fevereiro 2022. A mudança de data beneficiou a iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Amadora e pelo Desportivo Operário Rangel que alcançou o recorde de inscritos da prova. Duarte Gomes (Sport Lisboa e Benfica) viu a estreia na corrida coroada com o triunfo em masculinos, enquanto Catarina Ribeiro (Sporting Clube de Portugal) regressou às vitórias após os êxitos em 2015 e 2016.

Com cerca de 2.200 inscritos nos 10 km e 250 pequenos grandes campeões na Corrida das Crianças, a São Silvestre mais antiga de Portugal Continental atingiu o novo máximo de atletas na prova mítica do calendário desportivo nacional. A 46ª edição contou com cerca de 2.500 atletas que deram um colorido especial às ruas da cidade amadorense.

Em termos desportivos, Catarina Ribeiro (Sporting Clube de Portugal) esteve na frente desde o início e assumiu a liderança isolada a partir do quarto quilómetro, mantendo-se nesta posição até ao final. Foi a primeira senhora a cortar a meta com o tempo de 34m12s e desta forma somou o terceiro triunfo na São Silvestre da Amadora, depois dos êxitos em 2015 e 2016. O pódio feminino ficou completo com Ana Mafalda Ferreira (Sporting Clube de Portugal) e Susana Godinho (C.D. Feirense), com os registos de 34m47s e 35m39s, respetivamente.

Em masculinos, o estreante Duarte Gomes conseguiu colocar o seu nome na História da prova. O atleta do Sport Lisboa e Benfica integrou o grupo da frente desde o início e antes da Subida dos Comandos decidiu atacar, alcançando uma vantagem sobre os mais diretos adversários que manteve até à chegada. Venceu com o tempo de 30m16s e no pódio teve a companhia de Davide Silva (Sporting Clube de Braga) e Miguel Marques (Sporting Clube de Portugal), os quais disputaram o segundo e terceiro lugares até ao último metro, concluindo com o registo de 30m25s.

Os resultados completos da 46ª São Silvestre da Amadora encontram-se disponíveis no sítio oficial do evento: saosilvestredaamadora.pt.

Antes da prova de 10 km, os mais pequenos foram os protagonistas.
A Corrida das Crianças reuniu cerca de 250 pequenos grandes campeões, nascidos entre 2009 e 2017, numa promoção do desporto.
O tradicional desfile de automóveis clássicos e motociclos também se realizou.

Veja a Galeria de Imagens!