Autarquia da Amadora apoia Bombeiros Voluntários em mais de 1 milhão e 200 mil euros

A Câmara Municipal da Amadora aprovou, na reunião de 16 de fevereiro de 2022, a celebração de um protocolo com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Amadora (AHBVA), que visa apoiar financeiramente esta instituição, num montante global de 1.224.062,52 euros, correspondente a um subsídio mensal de 102.005,21 euros.

Este apoio tem como objetivo a melhoria da eficiência da proteção civil e das condições de prevenção e socorro do município, o que passa, necessariamente, pelo apoio à corporação de bombeiros voluntários, enquanto verdadeiros pilares do sistema de proteção e socorro, que se encontram alicerçados no espírito de voluntariado para o desempenho de uma missão de reconhecido interesse público.

O protocolo visa apoiar a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Amadora (AHBVA) na sua gestão corrente, logística e administrativa, nomeadamente:

- Manutenção, conservação e beneficiação do equipamento operacional e infraestruturas a esta afetas;
- Apoio a ações necessárias em consequência da verificação de riscos coletivos, resultantes de acidentes, catástrofes, calamidades, ou situações de saúde pública que afetem a população da Amadora;
- Apoio a ações de informação e formação.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Amadora (AHBVA), única corporação de bombeiros existente no município, fundada em 1905, tem como objetivo principal a proteção de pessoas e bens, designadamente o socorro a feridos, doentes ou náufragos e a extinção de incêndios.

De acordo com o Sistema Interligado de Gestão Municipal de Operações de Socorro da Amadora, em 2021, os bombeiros acorreram a 14.362 ocorrências, o que reflete uma média de mais de 39 ocorrências diárias.

Nos últimos cinco anos, a corporação de Bombeiros tem tido uma média diária de ocorrências que se fixa entre as 38 e as 44 saídas. Para fazer face ao volume de ocorrências, o corpo de bombeiros da Amadora é composto por 103 elementos.