Janeiro na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos

No mês de janeiro, a par das tertúlias literárias, dirigidas ao público em geral, a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos aposta em diversas Horas do Conto e Ateliês, com muitas histórias que farão as delícias dos mais novos e suas famílias.

2 janeiro (domingo) | “Sugestões de Leitura da Biblioteca” (vídeo)
Disponível a partir de 2 janeiro, nas redes sociais do município
Sinopse: Viaje nas letras, leia um livro. Conheça as sugestões de leitura da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos para janeiro!
Destinatários: Público em geral

11, 18 e 25 janeiro (terças-feiras) | 15h00 (auditório)
“Tertúlia Literária”, com leituras e poesia
Sinopse: Vários participantes promovem momentos de leituras e poesia na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos.
Destinatários: Público em geral

18 janeiro (terça-feira) | 10h30
“Hora do Conto”, baseada na obra “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, editorial Caminho, 2001, seguida de ateliê, “Vamos criar uma flor do tamanho da amizade”
Sinopse: “…O menino adormeceu debaixo da flor. Passaram as horas, e os pais, como é costume nestes casos, começaram a afligir-se muito. Saiu toda a família e mais vizinhos à busca do menino perdido. E não o acharam. Correram tudo, já em lágrimas tantas, e era quase sol-pôr quando levantaram os olhos e viram ao longe uma flor enorme que ninguém se lembrava que estivesse ali…”
Destinatários: Escolas do 1.º ciclo.

25 janeiro (terça-feira) | 10h30
“Hora do Conto” baseada na obra “Como Ser Um Leão”, de Ed Vere, fábula, 2021, seguida de ateliê, “Vamos fazer um leão”
Sinopse: “Dizem que os leões são ferozes e têm de rugir bem alto. Mas o Leonardo é um leão e prefere escrever poesia e viver em paz. A sua melhor amiga é Mariana, uma pata, e juntos conversam, passeiam, pensam sobre o mundo, leem, brincam…. Até ao dia em que vão ter de enfrentar aqueles que acham que isto é estranho e inconcebível. Haverá apenas uma única maneira de ser leão? Um livro poderoso que nos encoraja a sermos nós mesmos. A empatia, o género, os estereótipos sociais, a aceitação, a inclusão, o bullying, a coragem, a integridade e a amizade são temas presentes no livro.”
Destinatários: Pré-escolar

25 janeiro (terça-feira) | 14h00
“Hora do Conto”, baseada na obra “A Maior Flor do Mundo” de José Saramago, editorial Caminho, 2001, seguida de ateliê, “Vamos criar uma flor do tamanho da amizade”.
Sinopse:
Destinatários: Escolas do 1.º ciclo.

28 janeiro (sexta-feira) | 16h30
Histórias ao Final do Dia, com o conto “Baltasar, o grande” e ateliê “Vamos fazer uma máscara de urso”
A Biblioteca conta histórias incríveis para toda a família! Assista a “Histórias ao Final do Dia” com o conto “Baltasar, o grande” de Kirsten Sims, Orfeu Negro, 2016, seguido do ateliê, “Vamos fazer uma máscara de urso”.
Sinopse: “O Baltasar era o MELHOR urso violinista do mundo. Chamavam-lhe BALTASAR, O GRANDE! Um dia, é libertado do circo e inicia uma longa viagem. Diz adeus aos velhos amigos, visita novos lugares e faz novos amigos também. Mas a viagem é longa e os dias estão cada vez mais frios…”

29 janeiro (sábado) | “Roda de histórias” | 11h30
Tem uma história preferida que queira contar às crianças?
A Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos desafia as famílias a contarem e partilharem entre si, as suas histórias preferidas às crianças na Biblioteca.

29 janeiro (sábado) | “Sábados na Biblioteca” | 15h00
Hora do Conto baseada na obra “A ovelhinha que veio para o jantar”, de Steve Smallman, Dinalivro, 2009 e ateliê, “Oficina de fantoches” – “Vamos fazer um dedoche”.
Sinopse: “Era uma vez um lobo, velhinho e esfomeado, que recebeu inesperadamente a visita de uma ovelhinha. Mal olhou para ela, começou logo a planear um belo ensopado de borrego. Mas a ovelhinha não queria ser o jantar do lobo. Na verdade, o que ela queria mesmo era... ser apenas amiga dele!"
Destinatários: Famílias com crianças dos 3 aos 10 anos de idade

Todas as atividades são gratuitas e necessitam de inscrição prévia por email (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) ou por telefone (214 369 054).
Deve ser indicado o nome completo do participante e o contacto telefónico, a escola, o ATL ou jardim de infância.
As desistências devem ser comunicadas com 24 horas de antecedência.
Para mais informações, é favor contactar pelo e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou 214 369 054.

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, Nº 6 – Venteira
GPS: 38.752483, -9.2337572

Horário da Biblioteca:
De segunda a sexta-feira: das 10h00 às 19h00 | Sábados: das 10h00 às 18h00
Encerra aos domingos e feriados

Horário da Bedeteca e Fanzineteca:
Piso 2 da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
De segunda a sexta-feira: das 10h00 às 19h00 | Sábados: das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00

For@ de Horas:
De segunda a sexta-feira: das 19h00 às 24h00 | Sábados: das 18h00 às 24h00