Até 30 julho | Candidaturas ao Apoio Extraordinário à Renda

Com uma dotação de meio milhão de euros, o programa de Apoio Extraordinário à Renda tem como propósito evitar situações de sobre-endividamento, promovendo a manutenção do arrendamento, diminuindo a precariedade económica resultante da pandemia COVID-19, apoiando agregados familiares que residam no parque habitacional privado do município da Amadora.
Até 30 julho | Candidaturas ao Apoio Extraordinário à Renda
A Câmara Municipal da Amadora vai apoiar as famílias com quebras de rendimento familiar, através de um apoio financeiro ao arrendamento. As candidaturas irão decorrer até 30 de julho.

Para receberem o apoio financeiro de 65% do valor do arrendamento mensal, até ao montante máximo de 400,00€, a fundo perdido, pelo período de 3 meses, pagos numa prestação única, as famílias devem reunir, entre outras, as seguintes condições:
- Ser cidadão português ou cidadão estrangeiro, portador de título válido de residência;
- Residir no município há pelo menos 2 anos e possuir contrato de arrendamento registado na Autoridade Tributária e Aduaneira;
- Apresentar uma quebra de rendimentos no agregado familiar superior a 20% e apresentar uma taxa de esforço para pagamento da renda igual ou superior a 30% do rendimento mensal bruto do agregado familiar.

Enquadramento do Programa de Apoio Extraordinário à Renda
Um dos efeitos da Pandemia COVID-19 prende-se com a diminuição de rendimentos, resultante de situações de desemprego, diminuição das horas de trabalho ou suspensão do contrato de trabalho. Esta situação traduz-se numa maior dificuldade para fazer face a despesas fixas do quotidiano, como o pagamento da renda habitacional.

A situação epidemiológica tem também exigido, por parte das autarquias, um papel fulcral na proteção da saúde e segurança dos munícipes, contribuindo positivamente na limitação do impacto da pandemia sobre a economia e a sociedade.

No último ano, assistimos a um aumento do número de pedidos de informação sobre os apoios existentes para o pagamento da renda habitacional, bem como o aumento do número de pedidos para atribuição de habitação do parque municipal habitacional, ao abrigo do Regulamento Municipal de Acesso e da Atribuição de Habitação (RMAAH), sendo 1/3 dos pedidos motivados pela incapacidade de fazer face às despesas com o arrendamento habitacional.