COVID19 | Início da vacinação da população da Amadora

A administração da vacina está sujeita a marcação, pelo que  os munícipes devem aguardar o contacto por parte da Autoridade de Saúde
COVID19 | Início da vacinação da população da Amadora
Iniciou-se no dia 11 de fevereiro, no Ponto de Vacinação Amadora 1, o processo de inoculação da população com a vacinação contra a Covid-19.

O Pavilhão Municipal Rita Borralho foi o local escolhido e cedido pela Câmara Municipal ao Agrupamento de Centros de Saúde da Amadora (ACES) para instalar o primeiro Ponto de Vacinação Amadora, onde serão inoculados, nesta fase, os seguintes grupos prioritários:

- Pessoas com mais de 80 anos;
- Pessoas com mais de 50 anos que sofram de alguma das quatro doenças identificadas no plano de vacinação: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal e DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.

A administração da vacina está sujeita a marcação, pelo que os munícipes devem aguardar o contacto por parte da Autoridade de Saúde (+info em https://covid19.min-saude.pt/vacinacao). As pessoas que vão ser vacinadas devem utilizar máscara durante todo o ato vacinal e fazer-se acompanhar do cartão de identificação (Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão, cartão de utente e boletim de vacinas).

Os meios instalados no pavilhão, com 10 pistas, permitem uma capacidade de administração diária de 1440 vacinas e estima-se que, nesta fase, serão abrangidos mais de 11 mil utentes.

Entretanto prossegue, nas ERPIS e noutros pontos de vacinação, a inoculação de profissionais, residentes e utentes de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, Instituições similares e Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, profissionais de saúde, das forças armadas e forças de segurança.

Para além da cedência do pavilhão e de complementar com reforço de Recursos Humanos especializados, a Câmara Municipal da Amadora contribui com a logística, segurança e higienização do espaço, em estreita cooperação com as autoridades competentes.