janeiro | Atividades da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos

Fique a par de toda a programação!
janeiro | Atividades da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
No arranque deste novo ano, a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos dá a conhecer a sua programação para janeiro, com destaque para o worshop presencial “Cada História Conta”, as sessões online do Clube Juvenil de Poesia, e ainda os vídeos dirigidos a seniores e crianças publicados no canal do youtube do município.
Fique a par de toda a programação!

No dia 8 de janeiro, sexta-feira, às 18h30, está de regresso a 4.ª sessão do Clube Juvenil de Poesia da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, através da plataforma Teams. A iniciativa, criada para fruição e incentivo à leitura e criação de poesia entre os jovens, irá analisar a obra, “Este livro que vos deixo”, de António Aleixo, edição Vitalino Martins Aleixo, 1976, e decorrerá das 18h30 às 19h10.
As inscrições, destinadas a jovens entre 13 e 19 anos de idade, podem ser realizadas até ao dia 7 de janeiro, quer pelos próprios ou familiares dos mesmos, clicando aqui: https://bit.ly/2TURSTX.

No dia 22 de janeiro será realizada, a 5.ª sessão do Clube Juvenil de Poesia da Biblioteca através da mesma plataforma (Teams) e à mesma hora. Desta vez, será analisada a obra: “Primeiros poemas as mãos e os frutos os amantes sem dinheiro”, de Eugénio de Andrade, editora Assírio & Alvim, 2012.
Para participar nesta sessão, as inscrições podem ser realizadas até 21 de janeiro.

No Dia Internacional do Obrigado, que é celebrado a 11 de janeiro de 2021, a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos realizou a Hora do Conto infantil, “Obrigado a Todos!”, da autora Isabel Minhós Martins, com ilustrações de Bernardo Carvalho, editora Planeta Tangerina, 2006. Conheça a história de um menino que ao conhecer a grande família que tinha, resolveu agradecer a todas as pessoas com quem tinha aprendido algo importante.

Sinopse:
“A família que nos cerca é imensamente maior e dela fazem parte vizinhos, professores, amigos… e até o senhor da mercearia ou o condutor do autocarro que vemos todas as manhãs.
É com esta grande família que aprendemos coisas simples e outras mais complicadas. Tal como descobriu o menino deste livro, que não deixou passar nem mais um dia e resolveu agradecer a todas as pessoas com quem tinha aprendido algo importante: “Obrigado a Todos!” gritou ele…”
Após a Hora do Conto, não perca o atelier, “Criar e Reciclar”-“O Pote da Gratidão”.
Poderá visualizar os vídeos através do canal de Youtube da CMA, seguir as publicações dos vídeos nas redes sociais @Amadora Cidade e @Amadora Municipio ou através dos botões “Momentos de Leitura V” e “Obrigado a todos!”, colocados no Destaque, do catálogo da Biblioteca, em https://biblioteca.cm-amadora.pt/.

Exposições

No jardim da Biblioteca, até março, está patente a exposição “Pela Estrada da Porcalhota”, onde é possível passear e conhecer mais sobre a história da Amadora, através de um conjunto de textos, fotografias e imagens que nos fazem recuar no tempo e conhecer uma outra Amadora. Até à construção do caminho de ferro, em 1887, a ligação entre Sintra e Lisboa fazia-se pela Estrada da Porcalhota, atual Elias Garcia, espaço revisitado por Eça de Queirós e embrionário para a Amadora de hoje.

Na Bedeteca, estão patentes, até 28 de fevereiro, as exposições, “Do Tejo ao Fim do Mundo” dedicada ao Mestre José Ruy na sala de exposições e a “30+1: A BD não faz quarentena”, na Galeria da Bedeteca.
Na mostra, “Do Tejo ao Fim do Mundo”, poderá ver uma seleção do acervo do Mestre de BD José Ruy doado pelo autor à Câmara Municipal da Amadora, “que nos revela o fascínio pelas viagens, tanto reais como imaginadas”.
Na mostra, “30 + 1 A BD não faz Quarentena”, poderá apreciar o desafio que o Amadora BD lançou a trinta artistas, “a criar algo que refletisse sobre este momento único”, em tempos de pandemia.
Existem dois catálogos QR Code, um de cada exposição, disponíveis para download através de telemóvel.

O horário para visita das exposições à Bedeteca é de 2ª feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00; e de 3ª a 6ª feira, das 10h00 às 18h00.
O acesso às exposições será feito pelo elevador panorâmico, que tem uma lotação máxima de 2 pessoas.
O piso 2 tem uma lotação máxima de 6 pessoas e para as exposições, 3 pessoas, de cada vez.
É obrigatório a utilização de máscara, a desinfeção das mãos e o distanciamento social.

No piso 1 desta Biblioteca, existe o Fundo Local da Amadora, onde consulta e lê obras sobre o concelho.

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, Nº 6 – Venteira
Telefone: 214 369 054
GPS: 38.752483, -9.2337572

Horário da Biblioteca
Piso 0 e piso 1
De 2.ª a 6.ª feira - das 10h00 às 18h00
Sábados - das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00
Encerramento: domingos e feriados.