Mapa do Site

Amadora assinala Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites e Dia Mundial da Luta contra a Sida

De 20 a 27 de novembro, os munícipes interessados podem agendar a realização de um rastreio gratuito e confidencial, bem como obter esclarecimento de dúvidas relacionadas com o VIH e SIDA. No dia 20 de novembro, entre as 15h e as 16h30, a autarquia em parceria com a AJPAS, realiza uma ação online subordinada ao tema “Conversa sobre infeções por VIH, Sida e hepatites”, destinada a técnicos de intervenção direta com as pessoas em situação de sem-abrigo e/ou com comportamentos aditivos e dependências, com vista a envolver estes profissionais para a importância da sensibilização e combate às infeções.
Amadora assinala Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites e Dia Mundial da Luta contra a Sida

A Câmara Municipal da Amadora vai assinalar a Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites e o Dia Mundial da Luta contra a Sida com a realização de algumas ações no terreno, no estrito cumprimento das regras sanitárias, e online.

Semana Europeia do Teste VIH e Hepatite
De 20 a 27 de novembro, os munícipes interessados podem agendar a realização de um rastreio gratuito e confidencial, bem como obter esclarecimento de dúvidas relacionadas com o VIH e SIDA.
Esta ação está a cargo da AJPAS - Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde.
Contacto telefónico para agendamento de rastreio: 927 370 181 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

No dia 20 de novembro, entre as 15h e as 16h30, a autarquia, em parceria com a AJPAS, realiza uma ação online subordinada ao tema “Conversa sobre infeções por VIH, Sida e hepatites”, destinada a técnicos de intervenção direta com as pessoas em situação de sem-abrigo e/ou com comportamentos aditivos e dependências, com vista a envolver estes profissionais para a importância da sensibilização e combate às infeções.

Dia Mundial da Luta Contra a Sida
No dia 1 de dezembro assinala-se o Dia Mundial de Luta contra a Sida e a Câmara Municipal da Amadora, além de recordar todos aqueles que viram as suas vidas afetadas por esta doença, pretende alertar para a importância e a necessidade de continuar a prevenir, testar e tratar.
Numa ação simbólica, e aceitando o repto lançado pela Direção-Geral da Saúde às cidades signatárias da Declaração de Paris, durante a madrugada deste dia (1 dezembro) serão iluminados, com a cor vermelha, dois edifícios municipais: os Paços do Concelho e a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos.

Recorde-se que a Câmara Municipal da Amadora assinou a Declaração de Paris a 10 de outubro de 2018, aderindo à iniciativa internacional Fast Track Cities – cidades na via rápida para a eliminação do VIH e SIDA. Neste contexto, foi elaborado o Pacto Local para a intervenção na área do VIH e SIDA na Amadora, subscrito por entidades públicas e privadas com atuação e responsabilidade no combate ao VIH e SIDA, e que envolve também a rede social local, com um compromisso para a ação até 2025.

Cartaz Dia Mundial da Luta Contra a SIDA

cartaz diamundial sida 200