Amadora investe na eficiência energética das escolas

Os trabalhos a realizar contemplam várias medidas tais como a substituição da iluminação existente por soluções LED mais eficientes, a alteração de caixilharias, envidraçados e a substituição de coberturas, a instalação de sistema solar fotovoltaico e de um sistema de monitorização do consumo de energia, bem como a substituição de vãos envidraçados existentes por soluções mais eficientes.
Amadora investe na eficiência energética das escolas

A requalificação do parque escolar da Amadora, com grande enfoque nas questões da eficiência energética continua a ser uma prioridade do Município.

No dia 18 de novembro de 2020, foram adjudicados, em reunião de câmara, os trabalhos a efetuar nas EB 2,3 Pedro D’Orey da Cunha, José Cardoso Pires, José Cardoso Lopes e Almeida Garrett, e nas EB1 Alice Vieira e JI Brandoa, num investimento de cerca de 2 milhões de euros.

Os trabalhos de substituição das coberturas serão feitos durante os períodos de férias escolares de 2021 e os de caixilharias em férias, aos fins-de-semana e feriados, de modo a garantir o normal funcionamento das escolas.

Empenhada num processo de mudança em prol da sustentabilidade ambiental, a Câmara Municipal da Amadora tem investido na redução dos consumos energéticos nos edifícios municipais maiores consumidores, designadamente equipamentos educativos.

Estes trabalhos fazem parte de um investimento global de 6 milhões de euros que tem sido direcionado para a requalificação e modernização do seu parque escolar, criando melhores condições para toda a comunidade escolar e melhorando o desempenho energético nas escolas.

Com estas 6 escolas fica concluído o conjunto de intervenções no parque escolar relativas à eficiência energética e que se inscrevem nos grandes objetivos e linhas estratégicas da atuação municipal, enquadrados no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT-AML), celebrado no âmbito do Acordo de Parceria Portugal 2020, e relativamente à qual o Município da Amadora se comprometeu a utilizar os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI).