Exposição “A Ferro e Fogo: Sorefame e Cometna” | Museu Municipal de Arqueologia | Visitas Orientadas

A exposição “A Ferro e Fogo: Sorefame e Cometna” pretende dar a conhecer a história de duas das empresas da indústria metalúrgica e metalomecânica pesada, que no século XX laboraram na zona fabril da Venda Nova, e cujo legado constitui uma das vertentes mais importantes do Património Industrial do Município.

Esta mostra abriu ao público no passado dia 26 de setembro de 2020 e estará patente até 8 de maio de 2022, no Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira.

Sinopse | Exposição temporária “A Ferro e Fogo: Sorefame e Cometna”
A exposição temporária “A Ferro e Fogo: Sorefame e Cometna” pretende dar a conhecer a história de duas das empresas da indústria metalúrgica e metalomecânica pesada, que no século XX laboraram na zona fabril da Venda Nova, e cujo legado constitui uma das vertentes mais importantes do Património Industrial do Município.
Entre 1943 e 1946 fixaram-se, na Venda Nova duas empresas, uma metalúrgica e uma metalomecânica pesada, respetivamente a Vulcano & Colares, posterior Alfredo Alves/COMETNA – Companhia Metalúrgica Nacional, e a SOREFAME – Sociedades Reunidas de Fabricações Metálicas. Empresas de grande dimensão a nível nacional e, no caso da SOREFAME, mesmo a nível internacional, que participaram na construção dos grandes empreendimentos hidroelétricos, ferroviários e industriais, entre outros, que marcaram o crescimento do país em meados do século XX.
Com uma mão-de-obra maioritariamente residente nas proximidades das fábricas, estas empresas contribuíram decisivamente para o desenvolvimento e crescimento da Amadora que era então considerada uma povoação essencialmente industrial, caracterizada pela sua indústria metalúrgica e metalomecânica pesada.

Visitas orientadas à Exposição
O Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira promove visitas guiadas a esta exposição, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 12h00, e das 14h30 às 16h30.
Esta iniciativa é gratuita e destina-se a famílias e participantes individuais, com número limitado de vagas.
É necessária inscrição prévia por email (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) ou por telefone (214 369 090).
É obrigatório o uso de máscara e a desinfeção das mãos.
Deve ser indicado o nome completo do participante e o contacto telefónico.
As inscrições devem ser feitas até 48h da data da sua realização.
As desistências devem ser comunicadas no mínimo com 24 horas de antecedência, sob pena de impedimento de inscrição noutras atividades.

Museu Municipal de Arqueologia
Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira - Núcleo Sede: Parque Aventura, Beco do Poço - Falagueira-Venda Nova - 2700 Amadora
GPS: 38.764556, -9.230205

Horário:
3.ª feira a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Domingo, das 14h30 às 17h30
Aberto aos feriados

Clique na imagem abaixo para conhecer o cartaz desta iniciativa

ferro e fogo 200