Parques caninos em todas as Freguesias

Atualmente existem no concelho duas áreas dedicados aos fiéis amigos, situadas no Parque das Artes e do Desporto.

Com o propósito de ter parques caninos em todas as freguesias, a Câmara Municipal deu início à construção de mais dois espaços de recreio e bem-estar, um no Parque do Vento (junto à Urbanização Serra das Brancas) e outro no Parque dos Eucaliptos (Moinhos da Funcheira).

Estes espaços ao ar livre são áreas vedadas, seguras e limpas onde os cães podem ser soltos para que possam correr e brincar sem trela, constituindo locais de convívio para os moradores e os seus animais de estimação.

A construção de parques para cães permite reduzir os problemas da dispersão dos dejetos caninos, centralizando-os num só local.
Estes locais correspondem a zonas de estadia com bancos ou mesas agrupadas de forma a promover o convívio, e terão zonas sombreadas que irão criar um ambiente de grande amenidade em especial na época estival.

Os parques terão uma área aproximada 400m2 de modo a favorecer o exercício físico dos cães.

O acesso aos parques caninos far-se-á através de uma antecâmara com duas portas que serve como área de assimilação e introdução, para remoção de trelas e açaimes, e também para evitar que os cães escapem. Nesta zona haverá um bebedouro duplo (homem/animal de estimação), um dispensador de sacos para dejetos caninos e um painel informativo com a indicação das regras de utilização. A vedação a instalar será transparente, para facilitar a vigilância do local.

Como complemento motivacional e no sentido de promover o exercício físico dos animais, no recinto haverá equipamentos que permitem que estes potenciem a sua agilidade, oferecendo-lhes um estímulo adicional. Para este efeito serão usados materiais simples, como manilhas de betão ou toros de madeira, para a constituição de uma pista de obstáculos.

Ao longo deste ano serão ainda lançados os trabalhos de construção de novos parques caninos, permitindo a cobertura total no município.

Locais a implementar:

• Parque do Zambujal;
• Parque do Metro da Falagueira;
• Espaço Verde da Rua Dr. Francisco Sousa Tavares;
• Parque do Neudel;
• Espaços Verdes da Rua Capitães de Abril;
• Parque Rua Joaquim dos Santos Teixeira (Borel);
• Parque das Casas do Lago.