Mapa do Site

15 agosto | Quorum Ballet apresenta nova criação “S Ó S” de Daniel Cardoso | Estreia na RTP2

Desde a sua criação, o Quorum Ballet conta com 690 espetáculos, 78 internacionalizações, atuações em 18 países e 53 cidades do Mundo. Mais de 61 cidades em Portugal.
15 agosto | Quorum Ballet apresenta nova criação “S Ó S” de Daniel Cardoso | Estreia na RTP2

A companhia de dança Quorum Ballet irá estrear, na RTP2, no próximo dia 15 de agosto (sábado), pelas 22h10, o espetáculo “S Ó S”, de Daniel Cardoso.

Trata-se de uma peça inebriante, inevitavelmente inspirada no momento desconcertante que nos afeta à escala global. Uma estreia absoluta de um espetáculo que apela à resiliência e nos recorda que o que nos une é mais forte do que nos separa, e que nunca estamos sós…

Nascida em 2005 na cidade da Amadora e apoiada pelo município desde a sua criação, a companhia de dança Quorum Ballet não tem parado de crescer. Graças à qualidade do seu trabalho, tem vindo a ganhar o reconhecimento nacional e internacional e notoriedade que lhe é merecida.

Desde a sua criação, o Quorum Ballet conta com 690 espetáculos, 78 internacionalizações, atuações em 18 países e 53 cidades do Mundo. Mais de 61 cidades em Portugal.

Esta nova criação “S Ó S”, de Daniel Cardoso, além do apoio da Câmara Municipal da Amadora, conta ainda com o patrocínio das seguintes entidades: RTP2, SERIP - Organic Lighting, CONTIMPACTO - Contabilidade e Fiscalidade Lda, e DCE- Loving Brands.

 

Sinopse | Espetáculo “S Ó S” de Daniel Cardoso
«Vivemos os tempos mais estranhos e inacreditáveis da nossa era. Este nosso mundo que se move a uma velocidade vertiginosa finalmente “parou” e a humanidade isolou-se. Deixámos de correr e o calendário “desacelerou”, fechados em casa a pensar se ainda sabemos o que fazer do tempo que nos parece sobrar…

São tempos contraditórios, repletos de paradoxos e que nunca pensámos ser possível acontecerem à escala global. Sentimo-nos mais pequenos e impotentes para controlar as nossas vidas. Passámos de poder experienciar, sentir e cheirar qualquer canto do globo, para estarmos confinados nas nossas casas assistindo a tudo à distância de um ecrã.

Vivemos a ilusão da proximidade nesse ecrã, através do virtual enquanto a proximidade real nos é recusada. Não podemos beijar, não podemos tocar, não nos podemos movimentar, não podemos conviver e não podemos abraçar quem amamos. Vivemos a época do “não”, da frieza e do distanciamento físico e apercebemo-nos que tudo o que dávamos por adquirido afinal se pode esfumar em segundos: perdemos a liberdade.

Nunca estivemos tão longe e em simultâneo tão perto. Mas também nunca estivemos tão sós e a precisar tanto da ajuda uns dos outros. Apercebemo-nos a cada dia que precisamos cuidar e ser cuidados e que as diferenças perdem sentido perante dificuldades comuns, perante algo maior que nos congrega numa responsabilidade partilhada de interdependência e respeito.

Perdemos a nossa liberdade mas conquistámos tempo; perdemos a nossa liberdade mas obtivemos perspetiva de vida; perdemos a nossa liberdade mas ganhámos uma oportunidade única de nos reencontrarmos. Enquanto a humanidade pede “socorro”, passamos os dias no nosso sofá...»


Texto: Quorum Ballet

Quorum Ballet | Breve Historial
O Quorum Ballet® é uma companhia de dança contemporânea de repertório fundada em 2005 pelo seu director artístico, coreógrafo residente e bailarino Daniel Cardoso. Em Outubro de 2007, em parceria com a associação sem fins lucrativos AQK - Associação Quorum Cultural e a Câmara Municipal de Amadora, abriu a Quorum Academy com aulas abertas a crianças, jovens e adultos, de onde derivou a jovem companhia de dança Projecto Quorum.

O Quorum Ballet® tem apresentado diversas peças da autoria de Daniel Cardoso e de cerca de 15 coreógrafos convidados, a destacar Itzik Galil, Xie Xin, Donald Byrd, Barbara Griggi e Thadddeus Davis. No total, foram criadas mais de 65 produções, nas quais se incluem trabalhos coreográficos para a infância e jovens. Das peças produzidas destacamos o “Correr o Fado” de Daniel Cardoso que esteve presente em 11 países e “Sagração da Primavera | Made in China” estreada no Shangai Oriental Arts Center na China, de Daniel Cardoso e a coreógrafa convidada Xie Xin.

O rigor e profissionalismo do Quorum Ballet® têm originado uma frequente renovação de convites por parte dos teatros e instituições nacionais e internacionais com as quais tem trabalhado. Após 15 anos de trabalho a Companhia apresenta anualmente uma média de 65 espetáculos de norte a sul do país, internacionalmente esteve em cerca de 18 países incluindo Dinamarca, Estados Unidos, Polónia, Singapura, Macau, China, Chipre, Sérvia, Equador, Holanda, Tailândia, Argélia, Espanha, Alemanha, Suíça, Roménia e Finlândia.

O reconhecimento internacional tem vindo a consolidar-se através de críticas extremamente positivas em diversos jornais e revistas, onde se destaca mais uma vez a qualidade artística e coreográfica do Quorum Ballet®.

 

 Clique na imagem abaixo para conhecer o cartaz deste espetáculo

sos cartaz quorum ballet 15agosto2020 200