Comunidade Educativa celebra na Amadora início do ano letivo 2017/2018

A receção à Comunidade Educativa do ano letivo 2017/2018 teve lugar a 3 de outubro, no Pavilhão Desportivo Escolar do Agrupamento de Escolas Fernando Namora.

Esta iniciativa anual tem como objetivo dar as boas-vindas a todos os que intervêm na educação no município da Amadora, visando um ano letivo gratificante, de concretização de sonhos e de projetos.

Este ano, a Câmara Municipal da Amadora distinguiu publicamente os melhores alunos do 12.º ano no ano letivo anterior, pelo seu mérito e sucesso educativo.
Também os melhores alunos do 9.º ano foram homenageados publicamente, pelos seus resultados académicos alcançados no ano letivo transato.
Foram ainda homenageados os professores e funcionários recentemente aposentados, num momento que mostrou o agradecimento e reconhecimento pelo trabalho destes profissionais na promoção da educação na Amadora.

Durante a sessão, que contou com momentos de música e dança, e que se revelou concorrida e emotiva, a Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, desejou a todos um excelente ano escolar, e que “consigamos todos, em conjunto, promover o sucesso educativo e combater o abandono escolar”.
A autarca defendeu ainda que “é através do trabalho que é desenvolvido na Escola que se consegue a coesão social e a coesão territorial”.
Os “rostos da excelência” não foram esquecidos por Carla Tavares, que incentivou os melhores alunos ali distinguidos a nunca desistirem de lutar pelos seus sonhos. “Não permitam que os outros escolham por vós”, aconselhou.
Gratidão e reconhecimento. Duas palavras que traduzem o que a Amadora deve a todos os profissionais da Educação, que têm uma “missão extraordinária”. Destaque para os profissionais recentemente aposentados, cujo trabalho e dedicação marcou a Amadora e as “nossas crianças”, acentuou a Presidente da Câmara.

Presentes na Amadora estiveram ainda Alexandra Leitão, Secretária de Estado Adjunta e da Educação, e Carlos Miguel, Secretário de Estado das Autarquias Locais.

“Cada ano escolar é uma continuidade, mas também uma novidade”, destacou a governante, frisando que o Município da Amadora é um exemplo da boa colaboração com o Ministério da Educação.
“Que cada um faça melhor o que sabe fazer”. Foi desta forma que o Secretário de Estado das Autarquias Locais finalizou a sua intervenção, realçando a importância da descentralização na Educação, onde a Amadora tem um papel de destaque, ao fazer parte do núcleo de municípios que têm competências delegadas e que já subdelegaram competências, sendo uma “referência em termos de bom funcionamento”, disse.

“Fazer hoje melhor do que fizemos ontem”. Foi este um dos lemas que David Justino, Presidente do Conselho Nacional de Educação, trouxe à Amadora, onde aproveitou para referir que as mudanças na Educação exigem tempo e estabilidade.
“Não nos esqueçamos que em 1.º lugar, estamos a formar pessoas; depois, estamos a formar cidadãos; e em 3.º lugar, estamos a formar profissionais”, concluiu.

Esta iniciativa contou ainda com a participação do Professor Doutor José Morgado, do Instituto Superior de Psicologia Aplicada, que focou que o grande desafio da Educação é como acomodar as diferenças dos alunos.
“A Educação para todos é um imperativo ético, e não podemos deixar crianças para trás”, sustentou.

Fernando Urbano, antigo aluno da Escola Secundária Fernando Namora e atual Chefe adjunto de redação do jornal “A Bola”, partilhou com os presentes o seu percurso escolar, destacando o importante papel que a escola pública teve na sua formação académica.

Bom ano letivo 2017/2018!

- Pode consultar aqui o vídeo sobre os Melhores alunos do 9.º ano e a sua viagem na caravela Vera Cruz
- Consulte aqui o vídeo sobre os Melhores alunos do 12.º ano e a sua viagem à ilha de São Miguel