Resíduos Valorizáveis | Programa “+ Valor”

Em abril de 2005, o Município da Amadora deu início, em colaboração com a Valorsul, a um projeto de recolha seletiva de matéria orgânica em grandes produtores: Programa "+Valor".

Aos estabelecimentos aderentes, são oferecidos contentores específicos, para a deposição da matéria orgânica, e é realizada uma ação de formação e sensibilização aos seus colaboradores.

Existem dois circuitos diários de recolha destes resíduos, de 2.ª a 6.ª feira, e um circuito único ao sábado. O horário de recolha é das 14h00 às 20h00. Estes circuitos abrangem um universo de 190 produtores: cantinas, mercados, supermercados, frutarias, restaurantes, etc.

Após a sua recolha, estes resíduos são transportados para a Estação de Tratamento e Valorização Orgânica da Valorsul, localizadana freguesia da Mina de Água. Nesta estação, são submetidos a tratamento adequado, através de um processo de digestão anaeróbia, transformados em composto para utilização na agricultura, sendo que ainda é produzida energia elétrica.

Se pretender aderir a este Programa, deverá enviar o seu pedido à Divisão de Serviços Urbanos, com indicação da entidade, morada, freguesia, telefone e pessoa a contactar.

Divisão de Serviços Urbanos

Morada - Rua Luís Gomes, 5 B – Mina de Água (2700-529)

Telefone - 214 369 040