Resíduos Urbanos | Indiferenciados - Recolha de Monos

Para a deposição indiferenciada dos resíduos a Câmara Municipal da Amadora coloca à disposição dos utilizadores os seguintes equipamentos de deposição:

• contentores herméticos de 120, 140 e 240 litros de capacidade, distribuídos pelos edifícios das áreas do Município abrangidas pelo sistema de remoção “porta a porta”
  • contentores de utilização coletiva de 800, 1000, 3000 e 5000 litros de capacidade, colocados na via pública

Contentores de utilização coletiva

Deposite corretamente os seus resíduos no equipamento de deposição

Para tal, deverá:

• acondicionar convenientemente os resíduos, em sacos fechados
  • colocar os sacos contendo os resíduos no interior do contentor e nunca no chão
  • fechar a tampa do contentor

A recolha dos resíduos urbanos indiferenciados é assegurada pelos serviços municipais, nos períodos diurno e noturno, através dos seguintes circuitos de recolha:
  • 5 circuitos de recolha de contentores de 800/1000 litros de capacidade
  • 1 circuito de recolha de contentores de 120/140/240 litros de capacidade, do tipo “porta a porta”
  • 12 circuitos de recolha de contentores semi-enterrados, de 3000 e 5000 litros de capacidade

Após a sua recolha, os resíduos indiferenciados são transportados para a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da Valorsul, situada em São João da Talha, Loures, onde se procede à sua incineração, com produção de energia elétrica.

Recolha de resíduos domésticos volumosos fora de uso (“monos”) e de resíduos verdes

Entendem-se por resíduos domésticos volumosos fora de uso, os provenientes das habitações, que pelo seu volume, forma, dimensões ou outras características, não possam ser recolhidos pelos meios normais de remoção. Como exemplo, referem-se os móveis, sofás, eletrodomésticos, computadores e  televisões.

Os resíduos verdes correspondem aos provenientes da limpeza e manutenção de jardins, nomeadamente aparas, troncos, ramos, relva e ervas.
A recolha destes resíduos é da responsabilidade das Juntas de Freguesia, no âmbito do contrato interadministrativo celebrado entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia.

Caso necessite que seja efetuada a recolha deste tipo de resíduos, deverá contactar a Junta de Freguesia da sua área de residência, a fim de acordar a data, hora e local de recolha, cabendo aos munícipes o seu acondicionamento e transporte até esse local.

Em alternativa, poderá entregar estes resíduos no Ecocentro da Amadora (de 2.ª a 6.ª feira, das 8h30 às 12h00 e das 13h00 às 20h00 e sábados das 14h00 às 20h00) ou no Ecocentro da Valorsul.

Em março de 2023, a Câmara Municipal da Amadora implementou um novo sistema de Recolha de Monos, complementar aos já existentes nas Juntas de Freguesia e que funcionará, de segunda-feira a sábado, entre as 14h00 e as 20h00.

Os munícipes que pretendam a recolha de monos, devem contactar o Serviço de Higiene Urbana através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou através da linha telefónica 214 369 040 e agendar a recolha, preferencialmente de acordo com o seguinte calendário, mediante a freguesia onde residam:

Segunda-feira – Alfragide
Terça-feira – Mina de Água
Quarta-feira – Águas Livres
Quinta-feira – Encosta do Sol
Sexta-feira – Falagueira-Venda Nova
Sábado - Venteira

Os objetos deverão apenas ser depositados no local indicado e no dia/hora previamente definido pelos serviços, de acordo com a morada de residência.

Ajude-nos a manter a cidade limpa.
Cidade limpa, cidade saudável!