Mapa do Site

Limpeza Urbana

Limpeza Urbana

As tarefas de limpeza dos espaços públicos do concelho da Amadora estão descentralizadas nas Juntas de Freguesia, no âmbito do acordo de execução celebrado entre a Câmara Municipal e todas as Juntas de Freguesia do concelho.

A limpeza urbana inclui as seguintes operações:

  • varredura manual, em que o operador procede à varredura dos resíduos depositados nas vias e outros espaços públicos, com o auxílio de carrinho, pá e vassouras apropriadas
  • varredura mecânica, em que é utilizado, em exclusivo, equipamento mecânico (varredoras-aspiradoras) para a varredura dos resíduos depositados nos eixos viários, utilizando apenas o seu condutor
  • varredura mista, em que é utilizado equipamento mecânico (varredoras-aspiradoras) para a varredura dos resíduos depositados nos eixos viários, com o auxílio de um operador
  • lavagem de vias e outros espaços públicos, como túneis, de forma manual ou com recurso a equipamento mecânico (lava-ruas)
  • limpeza de sarjetas e de sumidouros, de modo a prevenir o seu entupimento e a melhorar o escoamento das águas pluviais
  • eliminação de ervas, com o objetivo de retirar a vegetação infestante existente nos espaços públicos. Para tal, são utilizados equipamentos mecânicos de corte (roçadoras) ou aplicados produtos químicos (herbicidas)
  • limpeza e manutenção de papeleiras, com a recolha dos pequenos resíduos aí depositados e a substituição dos sacos se necessário

A varredura mecânica das principais vias do município, bem como a limpeza de terrenos municipais, em todas as freguesias, é da responsabilidade da Câmara Municipal da Amadora. Para a realização destes trabalhos a autarquia dispõe de duas brigadas especiais de limpeza, que atuam quer no período diurno, quer no período noturno, em complemento às tarefas desempenhadas pelas Juntas de Freguesia.
É ainda da exclusiva responsabilidade dos serviços municipais assegurar todas as tarefas de limpeza urbana na zona centro da freguesia da Venteira, na área compreendida entre a Av. Elias Garcia, Rua António Feijó e a Av. 11 de Setembro de 1979.

Limpeza de dejetos caninos

A remoção dos dejetos produzidos pelos animais na via pública é efetuada no âmbito das operações de varredura e lavagem.
Relembra-se, no entanto, que a responsabilidade pela remoção dos dejetos caninos é dos acompanhantes dos animais. Para tal, basta fazê-lo com recurso a um saco de plástico que, após atado, poderá ser depositado numa papeleira ou num contentor para resíduos indiferenciados.

Limpeza de linhas de água

Periodicamente, a Câmara Municipal da Amadora efetua a limpeza das linhas de água do concelho através da remoção dos resíduos existentes nos leitos de água e da redução do porte do coberto vegetal envolvente, mantendo o enraizamento como forma de defesa e conservação do solo nos leitos de cheia. Estas intervenções têm como objetivo garantir o normal escoamento da água e evitar o risco de inundações.