Limpeza Urbana

As tarefas de limpeza dos espaços públicos do concelho da Amadora estão descentralizadas nas Juntas de Freguesia, no âmbito do acordo de execução celebrado entre a Câmara Municipal e todas as Juntas de Freguesia do concelho.

A limpeza urbana inclui as seguintes operações:

• varredura manual, em que o operador procede à varredura dos resíduos depositados nas vias e outros espaços públicos, com o auxílio de carrinho, pá e vassouras apropriadas
  • varredura mecânica, em que é utilizado, em exclusivo, equipamento mecânico (varredoras-aspiradoras) para a varredura dos resíduos depositados nos eixos viários, utilizando apenas o seu condutor
  • varredura mista, em que é utilizado equipamento mecânico (varredoras-aspiradoras) para a varredura dos resíduos depositados nos eixos viários, com o auxílio de um operador
  • lavagem de vias e outros espaços públicos, como túneis, de forma manual ou com recurso a equipamento mecânico (lava-ruas)
  • limpeza de sarjetas e de sumidouros, de modo a prevenir o seu entupimento e a melhorar o escoamento das águas pluviais
  • eliminação de ervas, com o objetivo de retirar a vegetação infestante existente nos espaços públicos. Para tal, são utilizados equipamentos mecânicos de corte (roçadoras) ou aplicados produtos químicos (herbicidas)
  • limpeza e manutenção de papeleiras, com a recolha dos pequenos resíduos aí depositados e a substituição dos sacos se necessário

A varredura mecânica das principais vias do município, bem como a limpeza de terrenos municipais, em todas as freguesias, é da responsabilidade da Câmara Municipal da Amadora. Para a realização destes trabalhos a autarquia dispõe de duas brigadas especiais de limpeza, que atuam quer no período diurno, quer no período noturno, em complemento às tarefas desempenhadas pelas Juntas de Freguesia.
É ainda da exclusiva responsabilidade dos serviços municipais assegurar todas as tarefas de limpeza urbana na zona centro da freguesia da Venteira, na área compreendida entre a Av. Elias Garcia, Rua António Feijó e a Av. 11 de Setembro de 1979.

Limpeza de dejetos caninos

A remoção dos dejetos produzidos pelos animais na via pública é efetuada no âmbito das operações de varredura e lavagem.
Relembra-se, no entanto, que a responsabilidade pela remoção dos dejetos caninos é dos acompanhantes dos animais. Para tal, basta fazê-lo com recurso a um saco de plástico que, após atado, poderá ser depositado numa papeleira ou num contentor para resíduos indiferenciados.

Limpeza de linhas de água

Periodicamente, a Câmara Municipal da Amadora efetua a limpeza das linhas de água do concelho através da remoção dos resíduos existentes nos leitos de água e da redução do porte do coberto vegetal envolvente, mantendo o enraizamento como forma de defesa e conservação do solo nos leitos de cheia. Estas intervenções têm como objetivo garantir o normal escoamento da água e evitar o risco de inundações.