Mapa do Site

Qualidade do Ar | Efeitos da poluição

Qualidade do Ar | Efeitos da poluição

A qualidade do ar traduz o grau de poluição do ar que respiramos.

A qualidade do ar é influenciada pelas emissões de diversos poluentes, os quais podem variar em função das fontes de emissão que estão na sua origem.

Assim, o tráfego automóvel intenso, que se verifica especialmente em zonas urbanas, é responsável pela emissão de poluentes como óxidos de azoto, monóxido de carbono, partículas em suspensão e compostos orgânicos voláteis.

Por seu lado, fontes industriais, como refinarias, centrais térmicas e elétricas e a indústria química, estão na origem de emissões de dióxidos de enxofre e de azoto e de partículas em suspensão.

 
Quais os efeitos da poluição do ar?
O estado da qualidade do ar que respiramos pode ter efeitos na saúde humana, bem como provocar danos nos ecossistemas e no património edificado.

Os efeitos dos poluentes atmosféricos na saúde humana são mais relevantes em grupos mais sensíveis da população, como os idosos e as crianças, traduzindo-se no desenvolvimento ou acentuação de patologias ao nível dos sistemas respiratório (como asma e bronquite) e cardiovascular.

Além dos efeitos na saúde humana, poluentes como os dióxidos de enxofre e de azoto contribuem para a formação de chuvas ácidas, provocando a acidificação de rios, dos lagos e dos solos e, consequentemente, danos na fauna e na flora.
Estes poluentes podem também afetar edifícios, estruturas e monumentos, através da corrosão de materiais metálicos.

Também o ozono que se forma ao nível do solo, como resultado da reação química entre os óxidos de azoto e os compostos orgânicos voláteis, na presença de luz solar, é responsável igualmente pela ocorrência do fenómeno de nevoeiro fotoquímico que se traduz numa diminuição da visibilidade. Este poluente provoca também efeitos nefastos nas plantas e ecossistemas.

As partículas em suspensão, para além de serem um dos principais poluentes com efeitos na saúde humana, podem também afetar o coberto vegetal e o património.