Mapa do Site

IC16 – Reabertura ao tráfego e reforço do número de vias no sentido Pontinha – Belas

A Infraestruturas de Portugal informa que o troço do IC16 entre o Nó de Santo Elói e o Nó de A-da-Beja, no sentido Pontinha / Belas, reabre ao trânsito no dia 14 de novembro.

Em resultado do forte empenho de todos, IP, empreiteiro e CM da Amadora, foi possível antecipar significativamente a conclusão dos trabalhos de pavimentação do separador central e assegurar as condições de segurança, para proceder à reabertura e duplicação das vias disponíveis para a circulação no sentido Pontinha - Belas neste troço do IC16.

Com a concretização da atual intervenção é garantida importante melhoria das condições de circulação no IC16, mitigando os transtornos causados pelo atual constrangimento rodoviário implementado neste troço entre o Nó de Santo Elói e o Nó de A-da-Beja.

A IP tem previsto dar início à intervenção definitiva para a reposição integral das condições de mobilidade e segurança no IC16 até final do primeiro trimestre de 2020.

Neste sentido foi já publicado em Diário da República um concurso público para a execução da empreitada de substituição da Passagem Hidráulica existente ao quilómetro 2,9, com um preço base de 850 mil euros e um prazo de execução estimado de 170 dias.

A empreitada a desenvolver envolve, entre outros, os seguintes trabalhos:

  • Substituição da Passagem Hidráulica existente por uma estrutura do tipo “Box-Culvert”
  • Trabalhos de terraplanagem
  • Pavimentação
  • Reconstrução do sistema de drenagem da via
  • Reposição dos equipamentos de segurança e de sinalização
  • Colocação do separador central
  • Construção do canal técnico rodoviário

Será também efetuada uma intervenção de correção e estabilização dos taludes na zona confluente com a nova Passagem Hidráulica.