Amadora acolheu workshop sobre inundações

Realizou-se, no passado dia 3 de outubro, por iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, um workshop prático sobre a Análise Custo-Benefício (ACB) para o Desenvolvimento de Orientações de Segurança e Proteção contra o Risco de Inundação, com o objetivo de dar a conhecer a metodologia desenvolvida, além de capacitar os técnicos interessados nesta temática, com ferramentas de apoio para utilização da ACB para a gestão do risco de inundação.

A realização deste workshop contou também com o apoio do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – CICS.NOVA, estando integrado no plano de ação do projeto Flood CBA#2, financiado pela Direção-Geral de Ajuda Humanitária e Proteção Civil (DG-ECHO) da União Europeia.

Estiveram presentes os Professores Edmund Penning-Rowsell e Dennis Parker, do Flood Hazard Research Centre da Universidade de Middlesex, que apresentaram a metodologia desenvolvida e alguns dos resultados alcançados, além do Vereador da CMA com o pelouro do Serviço Municipal de Proteção Civil, Eduardo Rosa, e de Maria José Roxo, Investigadora do CICS.Nova e Professora Catedrática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, responsáveis pelo acolhimento.
Foram ainda partilhados os diversos estudos de caso desenvolvidos no projeto.

Até ao final do mês de novembro, está aprevista a realização de mais dois workshops, em Sevilha (espanha) e Alexandroupoli (Grécia).

Além do Município da Amadora e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas através do seu Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – CICS.NOVA, em representação do nosso país, participam no projeto Floods CBA#2 a empresa SIGMA Consultants, Ltd (Grécia), coordenadora do projeto, o Flood Hazard Research Centre da Universidade de Middlesex (Reino Unido), a Universidade Pablo Olavide e a Agência de Meio Ambiente e Água de Andalucia (Espanha), a Região Este da Macedónia-Thrace (Grécia).

Siga o projeto em http://www.floodcba2.eu/site/

Enquadramento
A União Europeia aprovou o projeto FLOODS CBA#2, cujo objetivo é o estabelecimento de medidas de prevenção e proteção mais adequadas nas zonas mais propensas a sofrer inundações. Esta iniciativa foi impulsionada por um Consórcio de entidades procedentes da Grécia, Reino Unido, Espanha e Portugal, entre as quais está o Município da Amadora.

Financiado pela Direção Geral de Ajuda Humanitária e Proteção Civil (DG ECHO), este projeto tem como antecedentes a iniciativa Floods CBA, que já permitiu estabelecer uma plataforma de conhecimento para analisar o custo-benefício das medidas de prevenção frente a inundações.