Projeto “Escola + Eficiente” apresentado na Amadora

O Projeto “Escola + Eficiente”, iniciativa de Educação para o Ambiente e para o Desenvolvimento Sustentável, foi apresentado a 7 de março no Eco-Espaço.

Promovido pela Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, com o financiamento da ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (PPEC 2017-2018 – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica) e com apoio dos municípios da Amadora, Lisboa e Sintra, a “Escola + Eficiente” tem como principais objetivos a sensibilização para a eficiência energética e a promoção da alteração de comportamentos. Visa também alcançar reduções efetivas de consumos elétricos em 21 Escolas do 1.º Ciclo destes municípios.

Na Amadora, as escolas participantes são: EB1/ JI Brandoa, EB1 Ricardo Alberty, EB1/JI Sacadura Cabral, EB1/JI Vasco Martins Rebolo, EB1/JI Terra dos Arcos, Colégio de Alfragide e Escola Luis Madureira .

O projeto explora, de uma forma colaborativa e dinâmica, a temática da eficiência energética em contexto escolar, envolvendo ativamente os participantes através de um conjunto de formas criativas:
1) Promoção de uma competição inter-escolar no ano letivo 2017-2018;
2) Formação e sensibilização de toda a comunidade escolar (alunos, professores, encarregados de educação e funcionários da escola);
3) Monitorização, em contínuo, durante um ano letivo, dos consumos de eletricidade das escolas envolvidas, com disponibilização de ferramentas tecnológicas que apoiam à visualização e compreensão destes dados.
Esta edição pretende ainda envolver a comunidade local de cada escola, através das respetivas Juntas de Freguesia, promovendo poupanças em edifícios de serviços de pequena dimensão.

Durante a sessão, Luís Lopes, vereador do Ambiente da Câmara Municipal da Amadora, salientou a importância deste projeto, fundamental para “mudar atitudes e mudar vontades”. Deixou ainda o repto para tentarmos todos “ser mais eficientes, não só a nível energético, mas a todos os níveis” das nossas vidas.
Também Maria Santos, Administradora da Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, realçou a importância de todos nesta ação, principalmente dos alunos, “os mais empenhados embaixadores da eficiência energética”.

Foi também apresentada a Plataforma beWatt, plataforma didática com a temática da Energia Elétrica, dirigida aos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico .

Os presentes tiveram ainda a oportunidade de apreciar as 21 maquetes de “escolas eficientes”, produzidas no âmbito do 1.º desafio da competição do Projeto.

Mais informação em http://www.escolaeficiente.org/

Plataforma beWatt: http://bewatt.energy/