brasa

Oficinas de Carnaval no Museu Municipal de Arqueologia | até 28 fev

Publicado em: 22 janeiro 2017

Oficinas de Carnaval no Museu Municipal de Arqueologia | Amadora

Até ao dia 28 de fevereiro, estão a decorrer as oficinas de Carnaval “Máscaras com História”,  no Museu Municipal de Arqueologia. A iniciativa, destinada a escolas, instituições e grupos organizados com crianças e adultos faz parte do programa “Museu em Ação”, que integra várias oficinas temáticas que decorrem ao longo do ano.

No Museu Municipal de Arqueologia, está também patente até ao dia 14 de maio, a exposição temporária “GEAR – Grupo de Esquadrilhas Aviação República”, que dá a conhecer a história do surgimento deste grupo pioneiro da aviação em Portugal, sua implementação e crescimento na Amadora.

Oficinas Pedagógicas de Carnaval  - Inscrições esgotadas
“Máscaras com História”
Construção de máscaras de Carnaval a partir de alguns personagens históricos representativos das diferentes ocupações humanas da Amadora, desde o Homem Pré-Histórico ao saloio. Vamos brincar ao Carnaval !
Data : 1 a 28 de fevereiro
Dia (s): 3.ª feira a 6.ª feira
Horário: 10h00 - 12h00 |14h30- 16h30
Destinatários: Escolas e grupos organizados | Gratuito
Nota: Esta atividade é gratuita, sujeita a marcação prévia: museu.arqueologia@cm-amadora.pt | 214 369 090.

Além desta oficina destinada ao carnaval, estão a decorrer outras oficinas temáticas no programa "Museu em Ação", mediante marcação prévia:
No mundo dos aviões de papel (nova)
Colares da Pré-História
Desenha uma obra-prima: Pintura Rupestre
Vamos mexer na Terra: Barro
Alquimia da Terra: Será uma foice? Será uma enxada? É um espantalho!!! (nova)
Vamos construir um pombal (nova)
Pedrinha aqui, pedrinha acolá: Mosaico romano
Alquimia da Terra: Farmácia Rural
Pãozinho Quentinho
Destinatários: escolas, grupos organizados e outros demais interessados.
Dias: terça-feira a sexta-feira
Horário: 10h00-12h00 | 14h30-16h30
Nota: A realização das oficinas carece de um n.º mínimo de 10 participantes ou de uma turma escolar (25 alunos). Esta atividade é gratuita, sujeita a marcação prévia: museu.arqueologia@cm-amadora.pt | 214 369 090.

Visitas guiadas ao património
Dias úteis | 9h30 | 14h00
Destinatários: grupos organizados, escolas e outras instituições.
Locais das visitas guiadas: Villa Romana Quinta da Bolacha | Museu Municipal de Arqueologia | Necrópole de Carenque
Marcações e informações através do telefone n.º 214 369 090
Todas as atividades são gratuitas (à exceção das mencionadas), e requerem inscrição prévia por email (museu.arqueologia@cm-amadora.pt), ou por telefone (214 369 090).

Exposições

“Exposição GEAR – Grupo de Esquadrilhas Aviação República” | exposição temporária
Destinatários: todos os interessados nestas matérias
Preço: € 0,99
Patente até 14 maio de 2017.
Estão ainda patentes no Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, as seguintes exposições:
Exposição “Da Pré-história à Idade Média” (exposição permanente)
Exposição “Amadora Rural” (exposição permanente)
Exposição “Aqueduto das Águas Livres” (exposição permanente)
Exposição “Casal da Falagueira” (exposição permanente)
Preço: € 0,99
Entrada gratuita: estudantes, idade ≥ 60 anos, ˂ 18 anos de idade e pessoas portadoras de deficiência.

Museu Municipal de Arqueologia / Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira
Morada: Parque Aventura, Beco do Poço – Falagueira - Venda Nova (2700)
214 369 090 | museu.arqueologia@cm-amadora.pt