brasa

Português English Google Translate

Exposição retrospetiva sobre o trabalho de Fernando Relvas | até 29 abril

Publicado em: 04 janeiro 2017

14 janeiro | Inauguração de exposição retrospetiva sobre o trabalho de Fernando Relvas

Exposição ‘Horizonte, azul tranquilo – retrospetiva da obra de Fernando Relvas’
Bedeteca | Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos (piso 2)
Até 29 abril 2017

A Bedeteca da Amadora tem patente a exposição ‘Horizonte, azul tranquilo – retrospetiva da obra de Fernando Relvas’, que homenageia o trabalho de mais de quatro décadas de um dos maiores autores nacionais de Banda Desenhada.

Esta mostra integra o programa da Bedeteca Os Cinco Sentidos da Banda Desenhada.

Patente até 29 de abril de 2017.

Entrada livre.

Sinopse |
«A multifacetada obra de Fernando Relvas apresentar-se-á numa retrospectiva abrangente, mostrando trabalhos éditos e inéditos, de banda desenhada, ilustração, cartoon, esboços, algum material do qual jamais foi exposto.
Com obras desde 1970 a 2016, haverá espaço para compreender a longa viagem autoral que atravessou fanzines, revistas especializadas de banda desenhada (da Fungagá da Bicharada à Tintin), jornais e publicações periódicas (acima de todas, o jornal Se7e), álbuns de projectos institucionais e a auto-edição, e mesmo outras linguagens artísticas, inclusive a animação.

Um percurso nervoso por entre géneros e humores, métodos e técnicas, veículos de publicação e modos de produção e circulação servirá de retrato de uma incessante e intranquila busca pela expressividade própria da banda desenhada, e outros territórios contíguos, mas cuja leitura e apreciação atenta desvendará um autor que é um verdadeiro sismógrafo da sociedade portuguesa e global das últimas décadas. A sua imensa galeria de personagens, nenhuma das quais assumiria o papel de “herói clássico”, são igualmente um espelho das gentes comuns que se tentam eclipsar às imposições dessa mesma sociedade.

Tumultuosa, variegada, por vezes virulenta e quase sempre sarcástica, a lavra de Relvas é uma obra-maior no panorama nacional, ainda que sob muitos aspetos fragmentária. O que não deixa de contribuir para um horizonte coeso, vincado, pessoalíssimo, onde repousará a tranquilidade do leitor.»

Pedro Moura | programador cultural da Bedeteca

Veja algumas fotos:

Bedeteca da Amadora | Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos (piso 2)
Av. Conde Castro Guimarães – Venteira
Telefone: 214 369 054 | Fax: 214 948 777