Projeto Escola Segura avança com mais 26 patrulheiros à porta das escolas

Foi assinado, no dia 8 de setembro, o Contrato de Parceria para a Implementação do Projeto Escola Segura, entre o Município da Amadora, a Associação de Solidariedade Social Vencer – Casal Popular da Damaia e os Agrupamentos de Escolas da Amadora, ao mesmo tempo que se deram as boas-vindas aos patrulheiros do projeto Escola Segura, em vésperas do início de mais um ano letivo.

Este contrato irá permitir a colocação, no presente ano letivo, de 26 patrulheiros junto de passadeiras próximas das escolas da Amadora, com o objetivo de ajudar nos atravesamentos das crianças.

A Presidente da Câmara destacou a importância de um projeto iniciado há cerca de 20 anos, mas que tem "uma importância vital para os pais, pela tranquilidade que lhes transmite", além de ser "uma mais-valia, não só para a cidade, mas principalmente para as crianças e para as escolas". Carla Tavares agradeceu ainda aos patrulheiros presentes, não deixando de salientar que a "importância deste trabalho não é apenas importante para quem dele beneficia, mas igualmente para quem o desempenha".

Pioneira na iniciativa de envolver idosos em atividades de vigilância e patrulha de parques e jardins e no acompanhamento de crianças à escola, a Câmara Municipal da Amadora, tem vindo a contribuir para um significativo aumento da segurança da população escolar, promovendo, ao mesmo tempo, um convívio intergeracional saudável. Os 26 idosos/reformados recrutados estarão, durante todo o ano letivo, a ajudar as crianças a atravessar as passadeiras junto às escolas do concelho, auxiliando os mais novos e dando-lhes ensinamentos preciosos sobre prevenção e segurança rodoviária.

O que são os patrulheiros do projeto Escola Segura?
O projeto Escola Segura foi implementado no ano letivo de 1998/99 e consiste na colocação, numa passadeira previamente selecionada junto às escolas, de uma pessoa credenciada e devidamente equipada, cuja função é garantir o atravessamento, em segurança, dos alunos. Com o objetivo de também alertar crianças, educadores e condutores para algumas regras de comportamento cívico, os patrulheiros frequentam igualmente uma ação de formação ministrada pela Polícia de Segurança Pública.

Os patrulheiros são pessoas mais idosas, recém-reformadas, o que proporciona, à partida, uma relação mais afetiva com os mais novos, importante no momento de alertar para determinadas situações. Por outro lado, nesta fase da vida, estes cidadãos sentem-se mais valorizados pela sociedade, ocupam o seu tempo livre e aumentam o seu rendimento disponível.