Os rumores aliados à imigração em debate na Amadora

Amadora, 19 de Dezembro 2014

forumteatrodebate_5dez2014.jpg

O auditório da Escola Superior de Teatro e Cinema, na Amadora, foi o local escolhido para debater a temática dos rumores associados à imigração, no âmbito do Fórum Teatro-Debate “Caminhos para a Integração – O Valor dos Factos”.

Com as intervenções valiosas de agentes que lidam diariamente com a imigração, e todos os problemas associados a essa condição, foi importante perceber como nascem determinados rumores e de que forma podem ser combatidos socialmente.

Num encontro em que se falou abertamente de educação, criminalidade e emprego, o objetivo foi o alerta para uma tomada de consciência da existência de rumores que, na realidade, não assentam em factos concretos, como a criminalidade associada à imigração, a pressuposta recusa dos imigrantes em trabalhar, ou a alegada indisciplina escolar das crianças imigrantes, com a intenção de provocar uma mudança de atitude em relação aos imigrantes, uma vez que a Amadora se mostra orgulhosa em ser uma cidade multicultural.

O apoio no lançamento de cada painel, teve a preciosa ajuda dos alunos do 3.º ano do curso de teatro, que apresentaram dramatizações sobre cada um dos temas.

O objetivo é continuar
Durante a intervenção de abertura, a Presidente da Câmara Municipal, Carla Tavares, salientou a intenção da autarquia em “continuar a trabalhar nesta área, mesmo depois de terminado o projeto, uma vez que a Amadora é uma cidade acolhedora, facto provado pela escolha de cidadãos provenientes de 41 nacionalidades diferentes.”

Já a encerrar, o mesmo objetivo foi abordado pela Vereadora Cristina Farinha, que chamou a atenção para o facto de este projeto estar a ser levado a cabo em 12 cidades europeias, apesar de ter consciência de que “esta campanha não tem por objetivo mudar o mundo, mas contribuir para mudar um bocadinho a cidade da Amadora.”