Horizonte 2020 | PRACTICIES (Partnership against Radicalization in the Cities)

A prevenção e a luta contra a radicalização têm uma dimensão urbana óbvia. O projeto PRACTICIES visa caracterizar os processos na sua origem e construir ferramentas concretas e práticas preventivas.

O Município da Amadora integra o consórcio de parceria, liderado pela Université de Toulouse II - Jean Jaurès (FRA), envolvendo 25 parceiros de 8 países europeus (Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Grécia, Itália e Portugal) bem como da Tunísia, mobilizando redes de cidades europeias, investigadores e peritos nas áreas de humanidades, ciência políticas e ciências da comunicação para melhor compreender o fenómeno da radicalização.

O Fórum Europeu de Segurança Urbana (European Forum for Urban Security1) é a entidade responsável, no âmbito do projeto, pelo trabalho a desenvolver pelo conjunto de cidades parceiras. O Fórum Europeu de Segurança Urbana (EFUS) é uma associação internacional, constituindo-se como uma rede de autoridades locais e regionais, que ajuda as cidades membros a implementar projetos e criar ferramentas para analisar e monitorar as suas políticas de segurança. O Município da Amadora é membro desta Rede.

As atividades previstas irão permitir avaliar os fatores de risco e proteção, bem como os discursos e os modos de propagação de ideias / ações radicais entre os jovens nas cidades europeias. Igualmente se pretende avaliar as práticas, programas e políticas existentes, identificando boas práticas de intervenção e a possibilidade de as utilizar em diferentes cidades europeias.

Duração: 2017-05-01 a 2020-04-30

Quer saber mais sobre o PRACTICIES? Visite o portal da Comissão Europeia.

Candidatura submetida no âmbito do Work programme 2016-2017 / 14. Secure societies – Protecting freedom and security of Europe and its citizens / Security / Fight Against crime and Terrorism / Call - H2020-SEC-06-FCT-2016 / Tópico: Developing a comprehensive approach to violent radicalization in the EU from early understanding to improving protection; Pilar III - Desafios Societais; Tipo de ação: RIA (Research and Innovation action).