Câmara Municipal da Amadora reconhecida por políticas familiares

O Município da Amadora foi distinguido, pelo 6.º ano consecutivo, como ”Autarquia Familiarmente Responsável” pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).

A bandeira verde de «Autarquia + Familiarmente Responsável 2016», foi recebida em Coimbra pela Vereadora Rita Madeira (na foto, ao centro), numa cerimónia onde foram distinguidos os 58 municípios portugueses vencedores deste prémio.

O galardão reconhece o estimulo para um compromisso cada vez mais estreito entre poder local e família.

Para a conquista deste prémio, contribuíram as políticas estabelecidas pela Autarquia viradas para a componente familiar, como:

• Requalificação do Parque Escolar
  • Boa cobertura de rede pré escolar
  • Creches Municipais
  • Creches municipais de gestão IPSS com apoio da Segurança social e Câmara da Amadora
  • Recuperação de habitações degradadas, arranjos nos domicílios
  • Atribuição de apoios sociais a grupos desfavorecidos, banco alimentar
  • Celebração de protocolos com instituições para apoio integrado às famílias
  • Apoio na saúde através de rastreios, aquisição de medicamentos, banco de ajudas técnicas, apoio à mobilidade, aconselhamento e atendimentos sociais a famílias com fracos recursos
  • Visitas de estudo a alunos do pré escolar e 1.º ciclo
  • Fornecimento de refeições de almoço, lanche e pequenos almoços a alunos referenciados e carenciados
  • Entrega de manuais escolares a todos os alunos/famílias de alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos
  • Atribuição de material escolar a alunos de pré escolar e 1.º ciclo de escalões A e B
  • Apoio a famílias com crianças com Necessidades Educativas Especiais – implementação/criação de 6 salas de ensino estruturado com apoio especializado em diferentes áreas
  • Parcerias com IPSS, Juntas de Freguesia e Associações para enquadramento de crianças com componente de apoio à família (ATL para todos) e gestão das atividades de enriquecimento curricular
  • Campos de férias e OTL Jovem para residentes
  • Dinamização de projetos no âmbito educacional
  • Desporto na rua, caminhadas para a saúde
  • Atividades Intergeracionais

No plano interno, são de destacar os horários flexíveis, a licença de maternidade e gozo de férias seguidas à licença parental, a creche para os filhos dos trabalhadores, cantina própria e a permissão para abandonar local de trabalho devido a uma urgência familiar, entre outros apoios.