Seniores | Já conhece o Sistema Telefónico de Atendimento Permanente?

O Sistema Telefónico de Atendimento Permanente (STAPA) é um serviço de teleassistência, disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano, para os residentes no município da Amadora, com mais 65 anos ou que se encontrem em situação de dependência temporária ou permanente. Ao utilizador é fornecido um botão de controlo remoto (pulseira ou colar), que lhe permite acionar o serviço que está sempre ligado à central de assistência e só funciona no interior da sua habitação.

O aparelho com intercomunicador é instalado, gratuitamente, no telefone da rede fixa da sua habitação. No final da sua utilização, o aparelho é devolvido à autarquia.

Os utilizadores têm direito a atendimento e acompanhamento de situações de emergência como quedas, doença súbita e outras, envio urgente de serviços médicos de urgência, INEM, PSP e Bombeiros, acionar a Linha Municipal de Saúde, em caso de ser portador do Cartão 65 +, contacto com familiares ou pessoas de referência, Serviço Voz Amiga para combater a solidão e o isolamento, um serviço de alerta que recorda a toma de medicação e as datas das consultas, indicação de hospitais, clinicas e farmácias de serviço, aconselhamento telefónico sobre o que fazer em determinadas situações ou doenças e felicitações de aniversário.

Se pretender mais informações sobre o STAPA, pode contactar:

• Divisão de Intervenção Social

• Santa Casa da Misericórdia da Amadora