Seniores já têm um Guia de Recursos e o Cartão Amadora 65+ foi atualizado

A Câmara Municipal da Amadora acabou de lançar o Guia de Recursos Sénior, um documento que pretende constituir um apoio na divulgação do que a cidade tem para oferecer aos seniores e suas famílias, ao nível dos apoios sociais e de saúde, bem como dos equipamentos de cultura e lazer, além dos projetos e atividades que promovam a participação socioeconómica dos cidadãos.
Ao mesmo tempo, atualizou o guia de empresas aderentes ao Cartão Amadora 65+, uma forma fácil de consultar as empresas que oferecem descontos aos portadores do cartão Amadora 65+. Este guia está agora mais fácil de consultar, pois tem uma nova configuração, por freguesia, e uma nova imagem.

Para a Presidente da Câmara Municipal da Amadora, estes são "documentos muito importantes para a nossa cidade, e que refletem o trabalho conjunto de todas as entidades que conjugam esforços para encontrar respostas para os seniores." E a Autarquia não se tem poupado a esforços, nomeadamente ao nível da angariação de empresas aderentes ao Cartão Amadora 65+. São já 98, as que colaboram neste projeto, o que demonstra que "o trabalho feito pela Autarquia tem dado frutos", defende Carla Tavares.

O território da Amadora tem vindo a ser marcado, nos últimos anos, por um envelhecimento gradual da sua população, confirmando uma tendência demográfica mais vasta a nível nacional e europeu. Atualmente, 23% da população da Amadora tem mais de 65 anos, mas estima-se que essa percentagem esteja situada entre os 31% ou 33%, em 2030.

Esta tendência reflete-se num aumento acentuado das necessidades da população sénior, nomeadamente ao nível da saúde, autonomia e respostas sociais.
Neste sentido, existem várias ações e projetos dirigidos a este grupo populacional, uma das quais o Cartão Amadora 65+, que pretende promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas proporcionando acesso a bens e serviços com descontos, em várias empresas da Amadora.

A cerimónia foi encerrada pelo Grupo de Cavaquinhos do Centro Universitário de Tempos Livres da Amadora.