Amadora celebrou 10 anos de voluntariado local

Como forma de assinalar o décimo aniversário do Banco Local de Voluntariado Local (BLVA), a Câmara Municipal da Amadora promoveu uma conferência subordinada ao tema “A Importância do Voluntariado para o Desenvolvimento dos Territórios”.

Com a presença da Vereadora do Desenvolvimento Social, Susana Nogueira, o encontro decorreu no dia 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado, e contou com a participação de diversas personalidades, cujos testemunhos permitiram debater as vantagens do voluntariado no contexto social e económico.

A autarca salientou que os objetivos de constituir a Câmara Municipal como um mediador entre a “vontade de dar e a necessidade de receber” foi totalmente alcançado. Apesar de haver ainda muitas áreas por trabalhar, em 10 anos “este projeto conseguiu mobilizar cerca de mil voluntários”, destacou.

Apesar de normalmente começarem com uma base e atuação locais, muitas das ações acabam por se refletir a um nível mais alargado, acabando por trazer contributos positivos para a comunidade em geral , mas principalmente para o indivíduo que pratica o voluntariado. Este foi, aliás, um dos pontos focados pela generalidade dos intervenientes: o egoísmo saudável que existe em quem pratica voluntariado. Conforma salientou Susana Nogueira, a prática do voluntariado traduz “valores como a solidariedade e a empatia”, fazendo sentir-se “de uma forma muito gratificante quem dá algo ao outro”.

Na mesma data foram ainda entregues os Certificados aos voluntários e às organizações promotoras de voluntariado que participaram no BLVA no ano de 2018.

O Programa Municipal para o Voluntariado da Amadora tem como principais objetivos, impulsionar a prática do voluntariado, através de projetos dinamizados em parceria com as Organizações Promotoras de Voluntariado na cidade, dinamizar ações de sensibilização e qualificação de voluntários e técnicos responsáveis por projetos de voluntariado.

Destina-se a todos os indivíduos que, de forma desinteressada e responsável, trabalhem voluntariamente no âmbito de uma organização promotora.
Atualmente, estão inscritos no Banco Local de Voluntariado da Amadora 129 voluntários, a par de 26 organizações promotoras de voluntariado.