Encontro com técnicos educativos é aposta na prevenção

No âmbito de mais um encontro dirigido a professores e técnicos especializados das escolas, este ano dedicado ao tema Uma Escola Protetora: Que Desafios?, que decorreu na Escola Profissional Gustave Eiffel no dia 26 de junho, a Presidente da Câmara Municipal da Amadora definiu estas iniciativas como uma "aposta fundamental na prevenção", uma vez que a troca de conhecimentos e experiências, permitem tomar consciência dos "desafios cada vez maiores que existem em contexto educativo". Para Carla Tavares, estes encontros permitem, igualmente, "olhar para o futuro com muito otimismo", até porque a "Amadora tem um trabalho muito produtivo nesta área", e num ótica de parceria.

Conclusão partilhada por Filipa Domingos, ao considerar a Câmara Municipal "uma parceira fundamental na promoção e proteção dos direitos das crianças". Também para a Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Amadora, a organização destes encontros se reveste de uma importância extrema. Em 2017, na Amadora, foi da instituição escola que surgiram mais casos de sinalização e esta troca de conhecimentos permite uma atuação alargada, dado que "em cada criança que apresenta um comportamento disruptivo, está uma família que precisa de ajuda".

Partilhar experiências entre agrupamentos de escolas e refletir sobre temas estruturantes e desafiantes para a escola atual, com vista à promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens, são os objetivos principais deste encontro. Técnicos educativos e comportamentais apresentaram as suas experiências e considerações, num dia de trabalho que teve por objetivo aprender novas estratégias para melhor promover e proteger os direitos das crianças.