A Amadora já tem um espaço onde os mais velhos têm voz ativa

Na Amadora, chegou o momento de dar a voz aos mais idosos. Saber quais os problemas diários que sentem por viver nesta cidade, quais as suas preocupações e, não menos importante, saber se têm propostas a apresentar.

Após a apresentação, em outubro, do Plano Estratégico para o Envelhecimento Sustentável (PEES), decorreu no dia 27 de abril a primeira sessão plenária do Fórum Sénior da Amadora (FSA). É neste local que os mais idosos têm acesso a um canal de comunicação privilegiado com a Câmara Municipal e demais instituições da Amadora.

O FSA reúne, pelo menos, duas vezes por ano e nele têm assento, além da Autarquia, o Agrupamento de Centros de Saúde da Amadora, os Bombeiros Voluntários da Amadora, a Polícia de Segurança Pública, o Instituto de Segurança Social, o Ministério Público, as Juntas de Freguesia e alguns idosos da cidade, em representação de Centros de Dia, Universidades Sénior e outras Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

O objetivo destes encontros é, principalmente, "auscultar as opiniões de todos e encontrar caminhos para trabalhar uma cidade que está a envelhecer", conforme apontou a Presidente da Câmara Municipal, salientando que, para a Autarquia, "atualmente as preocupações são ao nível do isolamento", daí as respostas já encontradas em parceria com algumas IPSS, de forma a que exista um serviço de apoio domiciliário 7 dias por semana, mas Carla Tavares considera que a resposta deve ser total "para que os idosos possam continuar a viver nas suas casas e se consiga evitar, sempre que possível, o recurso à institucionalização".

Mobilidade, saúde, segurança e transportes, foram as principais preocupações manifestadas pelos representantes dos seniores nesta primeira reunião, apesar de terem saído com a missão de, junto dos vizinhos, amigos e familiares procurarem não apenas saber do que os aflige, mas também de propostas a serem apresentadas em encontros futuros.

A versão final do PEES deverá ser apresentada no final do próximo mês de maio, mas está já disponível uma versão resumida.