Mapa do Site

Relações Externas

 

    Geminações

    Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP)

    Área Metropolitana de Lisboa (AML)

 

Geminações

São parcerias permanentes e oficializadas através da celebração de acordos entre as partes, cujo objetivo é a promoção da troca de conhecimentos e de experiências entre os intervenientes.

Tarrafal (Cabo Verde)

Após diversas diligências no sentido de proceder à formalização desta prática de cooperação intermunicipal, o Protocolo de Geminação entre o Município da Amadora e o Conselho Deliberativo do Tarrafal foi celebrado a 11 de setembro de 1989, tendo como principal objetivo estreitar os laços de amizade e cooperação entre os dois povos.


Huambo (Angola)

O Protocolo de Geminação entre os Municípios da Amadora e do Huambo foi firmado na cidade da Amadora a 27 de julho de 1999.

A utilização deste instrumento de cooperação surgiu na sequência da existência de uma comunidade permanente de angolanos residentes no Município da Amadora, e da necessidade de estabelecer laços fortes de solidariedade entre as duas comunidades, que partilham ligações históricas e linguísticas comuns.


Piracicaba (Brasil)

O Município da Amadora e Piracicaba, cidade brasileira localizada no estado de S. Paulo, firmaram Protocolo de Geminação em 2000.
O Protocolo de Geminação foi celebrado nas duas cidades: na Amadora no dia 20 de março de 2000, e em Piracicaba no dia 22 de abril do mesmo ano.

A ideia surgiu após diversos contactos efetuados entre ambas as cidades desde 1996, no âmbito dos respetivos festivais de Banda Desenhada: o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBD'A) e o Festival Internacional de Humor de Piracicaba, tendo o convite oficial partido daquela cidade brasileira.


Região Autónoma do Príncipe (S. Tomé e Príncipe)

A Câmara Municipal da Amadora rubricou no dia 16 de maio de 2011 um Protocolo de Geminação com o Governo Regional do Príncipe.

Após diversos contactos estabelecidos entre as partes, e tendo por base as potencialidades que as geminações encerram no aprofundamento da amizade, cooperação e entendimento entre as diversas comunidades, o município da Amadora e a Região Autónoma do Príncipe decidiram formalizar este relacionamento, atenta a expressiva população santomense residente na Amadora, cuja integração social importa promover e manifestaram igualmente interesse em cooperarem em domínios como a requalificação urbanística, educação e higiene urbana.