todos   atividades   desporto   encontros   espetáculos   exposições   infantojuvenil   outros

Exposição | Avenida da República – A primeira rua da Amadora
Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira

O Museu Municipal de Arqueologia tem patente a exposição A Av. da República – a primeira rua da Amadora, no Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira.

Esta mostra, pretende dar conhecer a história da construção e evolução de uma das vias mais movimentadas da Amadora, localizada no coração da cidade, através de fotografias antigas, objetos referentes ao caminho-de-ferro, e ainda de elementos recolhidos de edifícios já demolidos ou requalificados.

Ao longo da exposição, revelam-se pormenores do nascimento desta avenida, relacionado com a implementação dos caminhos de ferro. A construção do jardim Delfim Guimarães, o aparecimento do mercado municipal, o desenvolvimento do comércio e a construção dos primeiros prédios são alguns dos marcos históricos abordados, que nos permitem conhecer melhor esta parte da história da cidade.

A exposição A Av. da República – a primeira rua da Amadora, realiza-se no âmbito das comemorações do 10.º aniversário do Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira e do Dia Internacional dos Museus.

A inauguração tem entrada livre e inicia-se pelas 16h00, com a atuação da Banda Juvenil da Sociedade Filarmónica Comércio e Indústria da Amadora – SFCIA e com a animação do Teatro Passagem de Nível. Às 16h30, realiza-se uma visita guiada.

Patente até 12 de maio de 2019.

Sinopse |
A Av. da República é a primeira imagem da Amadora, para quem aqui chega de comboio. Foi construída para ligação entre a estação da Porcalhota e a Estrada Real Lisboa Sintra, ao que tudo indica, por volta de 1887, aquando da abertura da via-férrea.
Apesar de ter sido a primeira rua da Amadora, o crescimento urbano, após a construção da linha de Sintra, vai efetuar-se, a nascente da Av. da República, entre o antigo lugar da Porcalhota e a Estação da Amadora.
Logo após o 5 de outubro de 1910, foi-lhe atribuído o nome de Av. da República, e durante as décadas seguintes vai acentuar-se a sua centralidade com a construção de novos equipamentos, como o Jardim Delfim Guimarães e o Mercado Municipal. A expansão urbana das décadas de 60 e 70, do século XX, vai originar o desenvolvimento do comércio e dos serviços no centro da Amadora. Esta avenida, confinando com a única zona verde da vila, torna-se um espaço privilegiado de convívio dos habitantes e pautou o quotidiano de várias gerações de amadorenses, que ali passavam diariamente, tanto nas suas deslocações para o trabalho como, nos tempos livres, para desfrutar do jardim.
Nesta exposição, convidamos os visitantes a fazer uma viagem sobre evolução desta avenida, através de fotografias antigas, objetos referentes ao caminho-de-ferro, e ainda de elementos recolhidos de edifícios já demolidos ou requalificados.

Museu Municipal de Arqueologia
Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira - Núcleo Sede: Parque Aventura, Beco do Poço - Falagueira-Venda Nova - 2700 Amadora
GPS: 38.764556, -9.230205

Horário:
3.ª feira a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Domingo, das 14h30 às 17h30

Entrada: 0,99€
- gratuito aos sábados de manhã
- gratuito p/ grupos escolares, estudantes, crianças e jovens de idade não superior a 18 anos, pessoas portadoras de deficiência, pessoas com mais de 60 anos e funcionários da autarquia.

Maior Menor

Início:01/01/1970