todos   atividades   desporto   encontros   espetáculos   exposições   infantojuvenil   outros

imagem: capa do jornal "Expresso" de 14 de julho de 1973

Debates sobre História ao final do dia
Tema “Os jornalistas e os jornais no Estado Novo”
Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
26 outubro | 18h30

Na última quinta-feira do mês, dia 26 de outubro, pelas 18h30, a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos promove mais uma sessão dos Debates sobre História ao final do dia. O tema será “Os jornalistas e os jornais no Estado Novo” e será conduzido pela investigadora do Instituto de História Contemporânea, Ana Cabrera.

Esta iniciativa realiza-se no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal da Amadora e o Instituto de História Contemporânea (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa).

A próxima sessão prevista dos Debates sobre História ao final do dia será sobre a Revolução Russa, no dia 30 de novembro, e contará com o investigador Miguel Perez.

Entrada livre.

Sinopse | "Os jornalistas e os jornais no Estado Novo"
Durante o tempo da ditadura de Salazar e Caetano a imprensa foi submetida a uma censura que continuamente escrutinava os conteúdos dos jornais.
No entanto o controlo sobre a imprensa ultrapassava a atuação da censura: os diretores, os jornalistas e os jornais e o capital das empresas também eram escrutinados. Ainda assim os jornais conseguiram afirmar algumas especificidades, sobretudo ao longo dos anos 60 e os jornalistas foram garantindo movimentações e reivindicações.
Nesta comunicação pretendemos expor as alterações sensíveis nos jornais e nos jornalistas e explicar como foi possível alguma mudança sensível apesar da ditadura, da censura e da repressão.
Instituto de História Contemporânea

Sobre a investigadora | Ana Cabrera | IHC-FCSH/NOVA
Doutorada em História Institucional e Política Contemporânea, mestre em Ciências da Comunicação e Licenciada em História. É investigadora no Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Coordenou projetos de investigação financiados pela FCT. As áreas de investigação são Comunicação Política e estudos de género, História dos Media e do Jornalismo, Censura e Liberdade de Expressão. É autora de diversos livros.
Instituto de História Contemporânea

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, Nº 6 – Venteira
Telefone: 214 369 054