todos   atividades   desporto   encontros   espetáculos   exposições   infantojuvenil   outros

Palestra/Debate sobre História
Tema | 1820: a revolução liberal portuguesa
Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
29 novembro | 15h15

A Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos promove, no próximo dia 29 de novembro, a partir das 15h15, a palestra/debate sobre História “1820: a revolução liberal portuguesa”, com o investigador Pedro Urbano, do Instituto de História Contemporânea (IHC) da Universidade Nova de Lisboa.

Esta iniciativa realiza-se no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal da Amadora e o Instituto de História Contemporânea (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa), que pretende promover a divulgação e a valorização da História de Portugal, da memória e do património cultural, nomeadamente local.

Destinatários: público em geral.
Entrada livre | Não necessita de inscrição prévia.

Sinopse | 1820: a revolução liberal portuguesa
«Os ideais vitoriosos da declaração de independência dos Estados Unidos da América de 1776 e os da Revolução Francesa de 1789 acabariam por se espalhar numa Europa à mercê do império napoleónico que se viria a formar.
Em Portugal, a implantação da família Real numa das suas colónias, o Brasil e a interferência estrangeira, em particular inglesa, em matérias de Estado, suscitou o desejo do regresso da soberania à metrópole, mas em moldes liberais, à semelhança, por exemplo, do que acontecera na vizinha Espanha.
Este processo levaria, no entanto, muitos anos a concretizar-se. A partir de uma primeira tentativa de revolução em 1817, efetivada em 1820, diversos levantamentos e revoltas se seguiram, desembocando numa guerra civil que oporia liberais e absolutistas e que só terminaria com a Convenção de Évora-monte em 1834. Ainda assim, iniciava-se um novo período de oposição política entre as várias correntes dos liberais, cujo consenso só chegaria na segunda metade do século XIX.»
Instituto de História Contemporânea (IHC) | Universidade Nova de Lisboa

Sobre | Pedro Urbano
Doutorado em Ciências Históricas pela NOVA-FCSH, com a tese financiada pela FCT intitulada “Nos bastidores da Corte”: O Rei e a Casa Real na crise da Monarquia – 1889-1908, trabalho que venceu a 23.ª edição do Prémio Victor Sá de História Contemporânea da Universidade do Minho.
É investigador integrado do IHC e investigador convidado do CEC-FLUL, tendo participado em diversos projetos de investigação em várias universidades portuguesas, bem como em redes europeias de investigação. Atualmente é investigador júnior da NOVA-FCSH, com o projeto Women (e)go: nineteenth century Portuguese female self-writing.

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, Nº 6 – Venteira
Telefone: 214 369 054
GPS: 38.752483, -9.2337572

Horário da Biblioteca:
Segunda-feira e sábado: 10h00 – 18h00 | terça a sexta-feira: 10h00 – 19h00
Fora d’Hor@s - segunda-feira e sábado: 18h00/24h00 | terça a sexta-feira: 19h00/24h00).
Encerramento: domingos, feriados e 24 dezembro.

Horário da Bedeteca e Fanzineteca:
Piso 2 da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00 e sábado das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.
Encerramento: domingos, feriados e 24 dezembro.

Maior Menor

Início:29/11/2019 14:15