todos   atividades   desporto   encontros   espetáculos   exposições   infantojuvenil   outros

Oficina Literária | Comunidade de Leitores - Literatura no feminino
Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos | auditório
18 novembro | 18h00 – 19h00

A Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos promove a oficina literária Comunidade de Leitores, dedicada à literatura no feminino, que consiste na proposta de leitura de obras escritas por mulheres, de épocas e países diferentes.

A próxima sessão irá realizar-se no dia 18 de novembro, entre as 18h00 e as 19h00, e será dedicada à obra “O monte dos vendavais”, de Emily Brontë.

Esta oficina é dinamizada pela professora Marina Gomes.

Próxima sessão:
16 dezembro | Flores ao telefone, de Maria Judite de Carvalho

Participação gratuita | Inscrição obrigatória.

Sinopse |Comunidade de Leitores - Literatura no feminino
«Em 1929,Virgínia Woolf escrevia que “qualquer análise da escrita feminina, por mais superficial, levanta um sem-número de questões” e uma questão que se impunha era porque não escreveram as mulheres de forma contínua antes do século XVII? Pelos vistos, a resposta a essa pergunta tem sido, nos últimos tempos, mais ficção escrita por mulheres. Será este aspeto importante e significativo para nós enquanto leitores?
Com este novo ciclo da Comunidade de Leitores, selecionámos um conjunto de obras de diversas escritoras-mulheres, publicadas no decurso de cinco séculos, em diferentes países, procurando, através dessa viagem, descobrir o universo particular de cada uma, desde Madame de La Fayette a Teresa Veiga, passando por Iris Murdoch, Agustina de Bessa-Luís, entre muitas outras.
Com o contributo de todos os que participarem, ainda que possamos não vir a acentuar a questão que orientou o critério de seleção e organização da proposta de leituras apresentada, descobriremos, através das obras selecionadas, a voz singular de cada uma das escritoras que marcou o pensamento da sua época e que nos poderá dar outro olhar sobre o nosso próprio tempo e situação. Será sempre este último um dos valores da escrita e da literatura».

Sobre | Marina Gomes Lopes
Marina Gomes Lopes, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, com mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas, é professora de Português, tendo, ao longo destes anos, desenvolvido, com os seus alunos, diversos projetos de escrita e de leitura.

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, Nº 6 – Venteira
Telefone: 214 369 054
GPS: 38.752483, -9.2337572

Horário da Biblioteca:
Segunda-feira e sábado: 10h00 – 18h00 | terça a sexta-feira: 10h00 – 19h00
Fora d’Hor@s - segunda-feira e sábado: 18h00/24h00 | terça a sexta-feira: 19h00/24h00).
Encerramento: domingos, feriados, e 24 dezembro.

Horário da Bedeteca e Fanzineteca:
Piso 2 da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00 e sábado das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.
Encerramento: domingos, feriados, e 24 dezembro.

Maior Menor

Início:18/11/2019 17:00