todos   atividades   desporto   encontros   espetáculos   exposições   infantojuvenil   outros

Descrição

No ano em que se assinalam os 100 anos sobre a instalação do "Grupo de Esquadrilhas de Aviação República" na Amadora, o Museu Municipal de Arqueologia organiza uma visita pedestre, comemorativa desta efeméride, no próximo dia 28 de setembro (sábado), entre as 14h30 e as 17h30.

O passeio, de cerca de 4 km, com partida e chegada junto aos Paços do Concelho, contará com uma visita aos antigos hangares do aeródromo do GEAR, atualmente situados nos terrenos da Academia Militar, passando igualmente por diversos locais da cidade, que nos falam da História dos anos dourados da aviação na Amadora.

Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal da Amadora e pela ARQA – Associação de Arqueologia da Amadora e realiza-se no âmbito das Jornadas Europeias do Património.

Participação gratuita. Inscrição obrigatória (até dia 26 de setembro).

Inscrições:
O envio dos dados de inscrição (nome, dados de BI/CC, idade e contacto telefónico) deverá ser feito para o email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou por telefone (21 436 90 90).

Informação adicional:
- Os participantes deverão ter aptidão física para efetuar um percurso pedestre de cerca de 4 km.
- Os participantes deverão levar calçado apropriado, bem como proteção adequada e água.
- O passeio realizar-se-á desde que as condições meteorológicas o permitam, sendo o mínimo de participantes 8 pessoas.

O Museu Municipal de Arqueologia, tem patente, no Núcleo Museológico do Casal da Falagueira (sede), uma exposição permanente sobre a aviação na Amadora:

Exposição "A Aviação na Amadora"
Mostra que dá a conhecer a história do surgimento da aviação em Portugal, nomeadamente do grupo G.E.A.R. - Grupo de Esquadrilhas de Aviação República, sua implementação e crescimento na Amadora.
Criado em 1919, o G.E.A.R. estava sediado na Amadora e aqui funcionou até 1938. Durante quase 20 anos a Amadora foi o palco da partida e de alguns regressos, de várias viagens aéreas com destino às colónias portuguesas em África e na Ásia. Nas instalações do G.E.A.R. decorreram também grandes festivais aéreos que trouxeram à Amadora inúmeros visitantes. Propomo-nos recordar os acontecimentos mais relevantes que decorreram nesta unidade e que espalharam o nome da Amadora pelo país e por vezes, além-fronteiras.

Museu Municipal de Arqueologia
Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira - Núcleo Sede: Parque Aventura, Beco do Poço - Falagueira-Venda Nova - 2700 Amadora
GPS: 38.764556, -9.230205

Maior Menor