todos   atividades   desporto   encontros   espetáculos   exposições   infantojuvenil   outros

Exposição Ex-Líbris Amadora 40 Anos
19 setembro | 18h30 | Galeria Municipal Artur Bual

Inaugura no próximo dia 19 de setembro na Galeria Municipal Artur Bual / Casa Aprígio Gomes, às 18h30, a exposição Ex-Líbris Amadora 2019.

Esta mostra nasce de uma parceria entre a Câmara Municipal da Amadora e a AGA – Associação de Gravura da Amadora e o Artever – Grupo de Artes Plásticas da Amadora, com os objetivos de divulgar a produção de Ex-Líbris a uma população alargada, com o foco nas escolas dos diferentes níveis e promover o gosto pelo livro objeto.

Foram convidados a participar, alunos dos 2.º e 3.º ciclos, a nível nacional, e artistas de todo o mundo.

Participaram, no concurso internacional, 86 autores, de 19 países, com 156 trabalhos. No concurso das escolas, participaram 15 alunos, de 2 escolas e com 27 trabalhos.
Pretende-se ainda com esta iniciativa promover a produção do ex-líbris contemporâneo, promover encontros entre produtores e utilizadores de Ex-Líbris / livros e o público em geral, promover ações de colaboração em e com diferentes entidades e instituições, promover o livro objeto, promover o colecionismo como contributo para a preservação do património cultural, sensibilizar para os processos de produção do livro objeto e a História do livro, sensibilizar para as artes visuais e plásticas associadas ao livro, e sensibilizar para todas as técnicas de produção e impressão de múltiplos em papel e sua História.

Ex-Líbris é uma pequena vinheta que se cola no interior do livro e que identifica o seu possuidor (que poderá ser um individuo, uma organização ou uma biblioteca). Nessa vinheta, normalmente, consta o nome e uma imagem representativa das caraterísticas (numa biblioteca de uma entidade) ou do caráter (numa biblioteca de família ou de uma pessoa) do destinatário.

Exposição Ex-Líbris Amadora 40 Anos
Patente de 19 de setembro a 17 de novembro

Galeria Municipal Artur Bual/Casa Aprígio Gomes
R. Luís de Camões, 2 | Venteira | Amadora