Eco-Escolas da Amadora

O Eco-Escolas é um Programa Internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

Existe desde 1996 e desde esse ano a Câmara Municipal da Amadora (CMA) tem sido um dos municípios parceiros deste Projeto, incentivando as suas escolas a participar.

A partir do ano letivo 2006/2007, verificou-se um aumento ligeiro e gradual do número de escolas do concelho interessadas em desenvolver o Programa Eco-Escolas.

grafico eco escolas2017 2018

No ano letivo 2017/2018, os 22 estabelecimentos de ensino do município da Amadora que obtiveram a Bandeira Verde Eco-Escolas foram:

• JI n.º 2 da Brandoa
  • Associação Cultural Moinho da Juventude
  • Centro Social 6 de Maio
  • Colégio de Alfragide

Além do galardão da Bandeira Verde, as Eco-Escolas da Amadora no passado ano letivo ainda se distinguiram nos seguintes desafios:

HORTAS BIO: EB 2,3 Roque Gameiro - 1.º lugar no concurso (escalão: Hortas Pequenas)
EB 2,3 de Alfornelos - 2.º lugar no concurso (escalão: Hortas Grandes)
PÓSTER ECO-CÓDIGO: EB1/JI Sacadura Cabral - 3.º lugar na atividade Comunidade Virtual (1.º escalão)
ECO-AGRUPAMENTO: Agrupamento de Escolas Fernando Namora

As Eco-Escolas da Amadora também se destacaram noutros Projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo anterior:

ESCOLA+EFICIENTE – Eficiência Energética da Escola à Comunidade, promovido pela Agência de Energia e Ambiente Lisboa E-Nova e destinado a 21 estabelecimentos com 1.º ciclo de Lisboa, Amadora e Sintra (7 de cada município): a EB1/JI da Brandoa conquistou o 1.º lugar, tendo também participado, além desta, as Eco-Escolas EB1/JI Terra dos Arcos, Colégio de Alfragide, EB1/JI Sacadura Cabral, Escola Luís Madureira (Santa Casa da Misericórdia da Amadora), EB1/JI Vasco Martins Rebolo e EB1 Ricardo Alberty (indicadas por ordem de classificação, a nível municipal).

Programa de Educação Ambiental dos SIMAS de Oeiras e Amadora, “PLANETA SUSTENTÁVEL”: EB1/JI Terra dos Arcos - 1.º lugar para o trabalho da turma 1.º B e 3.º lugar para o do 4.º A (escalão do 1.º ciclo); EB 2,3 Almeida Garrett - 1.º lugar para o trabalho da turma 6.º D, e 2 Menções honrosas para alunos da turma 6.º B e da turma 6.º D (escalão do 2.º ciclo).

MISSÃO AMBIENTE, promovido pela Valormed: 4.º lugar no ranking nacional para o Agrupamento de Escolas da Damaia (com Eco-Escola), 5.º lugar para o Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves, e 9.º lugar para o Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa (com Eco-Escolas), num total de 172 Agrupamentos participantes.

As Eco-Escolas EB1/JI Sacadura Cabral e EB1/JI da Brandoa conquistaram o 1.º lugar, respetivamente, no Concurso das Embalagens e no Concurso do Papel/Cartão do Programa de Educação Ambiental, promovidos pela CMA e financiados pela Valorsul. O JI Orlando Gonçalves destacou-se no Concurso do Papel/Cartão, a nível de quantidade recolhida por aluno.

Endereço:

Eco-Espaço
Parque Central - Mina de Água (2700-119)

Telefones: