Parque Fonte das Avencas, um pulmão verde da Cidade

A Câmara Municipal da Amadora iniciou a reabilitação da Fonte das Avencas, uma das principais manchas florestais do concelho, transformando-a num espaço de lazer para a população.

Após a aquisição da propriedade por parte da Autarquia, o espaço será devolvido à população, permitindo a prática de desporto ao ar livre, de atividades lúdicas, proporcionando um local aprazível de bem-estar e em harmonia com a natureza.

Além do espaço florestal, onde predomina o pinhal e se podem observar algumas minas de água, a Câmara Municipal também iniciou o processo de requalificação do prédio urbano, repartido por dois edifícios, onde funcionavam o serviço de engarrafamento de água, o armazém e os escritórios.

A requalificação patrimonial da Fonte das Avencas reveste-se de grande importância para o Município, quer em termos naturais, quer na preservação da memória industrial do espaço.

Recorde-se que a água da propriedade era comercializada em pequenos copos de plástico vedados com uma película de proteção, semelhante às embalagens de iogurte.

A propriedade, com cerca de 4,5 hectares, situa-se entre a Serra da Mira e A-da-Beja, na freguesia da Mina de Água, e deverá estar aberta à população, previsivelmente, no final do 1.º semestre de 2017.

Clique, para conhecer o projeto de reabilitação do Parque Fonte das Avencas.