Mapa do Site

Centro de Marcha e Corrida da Amadora | Complexo Desportivo do Monte da Galega

2 março | 10h00 | Centro de Marcha e Corrida inaugura na Amadora

 

O Complexo Desportivo Municipal Monte da Galega dispõe de um Centro de Marcha e Corrida, um local onde, quem gosta de atletismo e quer evoluir na modalidade, se pode inscrever no plano de marcha regular ou corrida e ter o devido enquadramento técnico com a atleta olímpica Rita Borralho. Em função da condição física de cada participante, serão aconselhados quatro percursos criados para o treino: 400, 500, 1600 e 3000 metros.

O Gabinete de Apoio Técnico do Centro de Marcha e Corrida da Amadora funciona nas instalações do Complexo Desportivo do Monte da Galega, nos seguintes horários: terça e quinta-feira, das 8h30 às 10h00 e segunda e quarta-feira, das 18h30 às 20h00.

Para mais informações, ou para se inscrever (10€ - seguro anual), vá a http://www.marchaecorrida.pt/centro/123.

 

CENTRO DE MARCHA E CORRIDA DA AMADORA

O Centro de Marcha e Corrida da Amadora (CMCA) permite o acesso de toda a população à prática da marcha e da corrida, devidamente orientadas para a manutenção e aquisição de hábitos de vida saudáveis, bem como no apoio a praticantes mais comprometidos com a atividade física e desportiva.

Descrição das atividades a realizar:
O Centro de Marcha e Corrida da Amadora pretende dinamizar um quadro de atividades regulares devidamente acompanhadas e orientadas tecnicamente.
As áreas mais implicadas no desenvolvimento deste programa são as seguintes:

• Plano de desenvolvimento da marcha
• Plano de desenvolvimento da corrida
• Desenvolver mecanismos de cooperação entre diferentes instituições (clubes, associações desportivas, escolas, entre outras) no âmbito da prática desportiva, nomeadamente nas modalidades anteriormente identificadas

Áreas de intervenção e destinatários:
O CMCA tem a sua intervenção centrada na promoção da saúde através da prática desportiva regular com a qualificação técnica adequada.
A atividade fulcral desenvolvida no Centro de Marcha e Corrida assenta sobretudo na realização regular de marcha/caminhada e corrida.
Sabe-se presentemente que a atividade física, para produzir os seus efeitos, deve obedecer a uma regularidade de pelo menos de 2/3 sessões de treino semanais.

As sessões de treino decorrerão de acordo com o horário definido para o CMCA, sendo abordadas numa perspetiva da melhoria dos índices da saúde dos utentes nas seguintes áreas:

• Treino Cardiovascular
• Treino Neuromuscular
• Treino da Flexibilidade
• Treino Motivacional
• Sociabilização

No trabalho a desenvolver no CMCA, destaca-se a avaliação e prescrição de programas de treino de marcha e corrida com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e desenvolvimento da performance dos utentes.

Rita Borralho (Atletismo)
Nascimento: 21 de março de 1954

Percurso Desportivo:
Rita Maria Varela Borralho natural de Vila Nova de São Bento, Serpa nascida a 21 de março de 1954, é uma atleta olímpica portuguesa que representou o Sport Lisboa e Benfica durante cerca de 20 anos, tendo igualmente competido pelo Maratona Clube de Portugal e pelo Clube Xistarca. Foi uma das melhores da sua geração em provas de atletismo de meio fundo e fundo, nacionais e internacionais (década de 80 e início dos anos 90).

Sobressaiu nas distâncias de 10.000 metros e maratona, sendo recordada como a primeira grande maratonista portuguesa de nível internacional, contribuindo para o sucesso daquela que foi considerada a "geração de ouro" do atletismo português.

Do seu vasto palmarés destacam-se as vitórias na maratona de Barcelona em 1982, a maratona de New Jersey em 1986 e a maratona de Lisboa em 1991. Para além destas conquistas, Rita Borralho foi a vencedora da primeira edição feminina da mítica prova da São Silvestre da Amadora no ano de 1980 tendo voltado a ganhar no ano seguinte.

Atualmente desempenha as funções de assessora desportiva, apoiando atletas profissionais e amadores, numa vertente direcionada não apenas para o desempenho desportivo como também para a saúde e o bem-estar geral. Para além desta função, é, desde 21 de junho de 2018, técnica responsável do Programa de Centro de Marcha e Corrida da Amadora.