Apresentação

Casa Roque GameiroA Casa Roque Gameiro é uma das mais notáveis referências do património histórico e cultural do Concelho da Amadora. Tendo herdado este espaço, e reconhecendo o seu valor arquitetónico e patrimonial, a Câmara Municipal da Amadora empenhou-se na sua reutilização como Casa da cultura, da educação permanente e do lazer.

Para tal, aproveita um espaço polivalente capaz de promover, organizar e implementar diversas iniciativas de âmbito cultural, como sejam exposições temporárias, visitas guiadas à Casa, pequenos colóquios, receções, conferências, espetáculos de animação, música, realização de ateliês, entre outros.

Missão
A Casa Roque Gameiro assume como principal missão organizar e promover exposições temporárias e outras atividades culturais relacionados com o Alfredo Roque Gameiro e família, ou com a construção da Casa, nomeadamente Rafael Bordalo Pinheiro, responsável pela decoração da sala de jantar e pelos materiais de construção, ou Raul Lino, autor do projeto de ampliação da Casa de 1900, entre outros.

- A investigação no domínio da vida e obra da família Roque Gameiro;
- A divulgação do percurso artístico da família;
- Promover a divulgação do valor histórico e patrimonial da Casa Roque Gameiro, junto da população do município e da comunidade escolar.

A Casa Roque Gameiro foi classificada pelo Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico, como monumento de interesse público.

Horário:
3.ª feira a sábado, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30