Exposição "O GEAR - Grupo de Esquadrilhas de Aviação República" | Museu Municipal de Arqueologia

O Museu Municipal de Arqueologia/Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira tem patente a exposição O G.E.A.R. – Grupo de Esquadrilhas de Aviação República, mostra que dá a conhecer a história do surgimento deste grupo pioneiro da aviação em Portugal, sua implementação e crescimento na Amadora.

Criado em 1919, o G.E.A.R. – Grupo de Esquadrilhas de Aviação República, estava sediado na Amadora, e aqui funcionou até 1938.

Durante quase 20 anos, a Amadora foi o palco da partida, e de alguns regressos, de várias viagens aéreas com destino às colónias portuguesas em África e na Ásia. Nas instalações do G.E.A.R., decorreram também três grandes festivais aéreos que trouxeram à Amadora inúmeros visitantes.

Esta exposição pretende recordar os acontecimentos mais relevantes que ocorreram nesta unidade e que espalharam o nome da Amadora pelo país e, por vezes, além-fronteiras.

Excerto de texto de Vasco Callixto | jornalista e escritor amadorense
"Ignorada hoje pela maior parte da população, a presença da aviação na Amadora, durante quase vinte anos – e há quase um século – tornou a Amadora conhecida em todo o país e levou o nome da Amadora às mais diferentes partes do mundo (...).
Menino e moço, numa Amadora distante, muito diferente da atual, habituei-me a ver os aviões em terra e no ar, guardando particular recordação do festival aéreo que teve por cenário o antigo e histórico aeródromo da Amadora, quando estava na transição dos meus 10 para os 11 anos de idade. Do telhado da casa onde nasci, assisti às variadas exibições acrobáticas e à suave descida da paraquedista francesa vestida de minhota, como assisti à chegada e à debandada da multidão que acorreu à Amadora, de e para a estação de caminho-de-ferro. Muito mais tarde, o contacto pessoal que a minha atividade levou-me a estabelecer com “aviadores da Amadora”, nomeadamente Manuel Gouveia, Humberto da Cruz, Carlos Bleck, Moreira Cardoso e o mecânico Manuel António, mais ainda me aproximaram do historial da aviação em Portugal.(...)"

Entrada: 0,99€
Entrada gratuita para: < de 18 e > de 60 anos, portadores de deficiência, estudantes, professores e visitantes integrados em visitas de estudo (previamente combinadas) e funcionários da autarquia (sábados das 9h00 às 13h00).

Museu Municipal de Arqueologia/Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira
Parque Aventura, Beco do Poço
Telefone: 214 369 090

Horário:
3.ª feira a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 / domingo, das 14h30 às 17h30