A Revista Tintin fez 50 anos e a Bedeteca tem patente exposição comemorativa

A Revista Tintin fez 50 anos no dia 1 de junho e para assinalar a efeméride a Câmara Municipal da Amadora, em parceria com o CPBD - Clube Português de Banda Desenhada –, organizam uma exposição sobre esta revista portuguesa de referência na área da banda desenhada, que está patente na galeria da Bedeteca da Amadora, até 1 de setembro.

Entrada livre.

A exposição inaugurou no dia 2 de junho, e contou com a apresentação da mais recente edição da obra de Banda Desenhada “O Espião Acácio” de Fernando Relvas (1954 – 2017), um dos maiores nomes da BD portuguesa contemporânea.

“O Espião Acácio”, mítica obra de BD portuguesa, é uma crónica humorística da I Guerra Mundial, publicada originalmente pela Revista Tintin em 1978 e que agora, 40 anos depois, é reeditada integralmente e chega às livrarias pela mão da Turbina Associação Cultural, sob o selo Mundo Fantasma.

Entrada livre.

Sobre a Exposição | “Revista Tintin, 50 Anos”
“(...) homenagem à banda desenhada portuguesa publicada naquela revista, ao mesmo tempo que se assinalam os 50 anos do nascimento do título. Desenvolvido em colaboração com a Bedeteca da Amadora, o projeto integra uma exposição de originais, todos eles pertencentes à coleção do município da Amadora, dos consagrados autores José Ruy (com Dinis Machado), José Garcês, Augusto Trigo (com Jorge Magalhães) e Fernando Relvas, autor que faleceu em 2017.

A mostra constitui uma oportunidade para revisitar heróis improváveis como o repórter Clique ou o Espião Acácio, e marcos da BD portuguesa como Excalibur (de Trigo & Magalhães), as histórias mais realistas com que Relvas continuou a publicar regularmente na revista depois das histórias de Acácio (Viagem ao Centro da Terra, L-123 e Rosa-Delta-sem-saída) ou a extraordinária adaptação que Garcês realizou de A Dama Pé de Cabra.

Os originais são complementados por outros conteúdos expositivos, que destacam outros autores portugueses com obra publicada na revista (como Vítor Péon ou Carlos Roque) e a redação da revista, onde marcavam presença Dinis Machado e Vasco Granja, e a partir da qual se definiram espaços sobre BD ("Tintin por "Tintin") e de aprofundada discussão com os leitores ("Tu escreves Tintin responde").(...)”

Pedro Mota | Presidente do CPBD

Clique na imagem abaixo para conhecer o cartaz desta iniciativa:

revista tintin2 200

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, Nº 6 – Venteira
Telefone: 214 369 054
GPS: 38.752483, -9.2337572

Horário da Biblioteca:
Seg e sáb: 10h00 – 18h00 | ter a sex: 10h00 – 19h00
Fora de Hor@s: 20h00 - 24h00

Horário da Bedeteca:
A Bedeteca pode ser visitada no piso 2 da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00 e sábado das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.