20 maio | Recriação histórica do Clã de Carenque | Saiba como vivíamos há 4000 anos atrás! | Inscrições abertas

Neste dia, será possível viajar até há 4000 anos atrás e revisitar o quotidiano das primeiras comunidades agropastoris e perceber como era viver na pré-história. A caça, o talhe de pedra, a tecelagem, a produção de objetos em barro serão algumas das atividades abordadas.

No próximo dia 20 de maio (domingo), entre as 10h00 e as 17h00, o Museu Municipal de Arqueologia organiza, em parceria com a ARQA – Associação de Arqueologia da Amadora, uma recriação histórica do Clã de Carenque, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus.

Além de uma visita guiada, e da recriação de um ritual funerário, irão realizar-se ateliês interativos de cerâmica, calçado pré-histórico, caça, agricultura, elaboração de adereços funerários, entre outros, a decorrer em simultâneo, nos quais o público poderá participar (ver programa completo em anexo).

Participação gratuita | Inscrição prévia
Destinatários: famílias e participantes individuais

Recriação Histórica do Clã de Carenque

Manhã – Atividades de preparação (visita com acesso condicionado)
10h00 – Início do processo de cozedura em fogueira tipo “soenga” de cerâmicas elaboradas no âmbito do
workshop de cerâmica pré-histórica do Clã de Carenque.
(implementado por membros do Clã, aberto para visita ao público em geral)
12h00 – Preparação de Almoço Pré-Histórico.
(destinado exclusivamente aos membros do Clã, aberto para visita ao público em geral)

Tarde – Abertura ao público em geral
14h00 – Abertura ao público da Necrópole de Carenque. Visita à exposição interpretativa deste Monumento
Nacional.
14h30 - Apresentação dos membros do Clã de Carenque e do seu contexto histórico. Visita à Necrópole.
15h15 – Ateliês interativos de cerâmica, calçado pré-histórico, caça, agricultura, elaboração de adereços
funerários, entre outros, a decorrer em simultâneo e onde o público pode participar e experimentar.
15h45 – Demonstrações sobre o aproveitamento dos produtos secundários dos animais, nomeadamente da
fibra animal para tecelagem e do leite e derivados. Apresentação sobre técnicas de elaboração de calçado préhistórico.
16h00 – Recriação de ritual funerário numa das três Grutas Artificiais da Necrópole.
16h45 – Abertura da fogueira tipo “soenga” para observação dos resultados da cozedura das cerâmicas do
workshop.
17h00 – Fim da Recriação Histórica.

Nota - Recriação ao ar livre, condicionada pelas condições climatéricas, podendo o programa sofrer eventuais alterações.

Clique nas imagens abaixo para consultar cartazes desta iniciativa:

recriacao historica 200          prpgm cla carenque 200

Sobre o Núcleo Monográfico da Necrópole de Carenque
O Núcleo Monográfico da Necrópole de Carenque é um dos núcleos do Museu Municipal de Arqueologia e encontra-se aberto ao público, de forma permanente, desde 1999.
A Necrópole de Carenque é constituída por três sepulcros coletivos escavados nos afloramentos calcários do Tojal de Vila Chã, entre Carenque e os Moinhos da Funcheira.
Descobertos e escavados, em 1932, pelo arqueólogo Manuel Heleno, estes sepulcros revestem-se de grande interesse para a compreensão da nossa Pré-História, ultrapassando a importância local que inegavelmente possuem. Por isso encontram-se classificados e protegidos como monumento nacional, pelo Decreto do Governo n.º 26:235, de 20 de janeiro de 1936.
A construção e as primeiras deposições de cadáveres que ali estão testemunhadas remontam ao final do Neolítico (3.º milénio a.C.), altura em que se vivia já na região uma economia de base agropastoril, evoluída sob o ponto de vista das tecnologias de produção pré-históricas.
Organizam-se visitas guiadas para grupos organizados, sendo necessária marcação prévia.
Mais informações: http://www.cm-amadora.pt/cultura/museu-municipal-de-arqueologia/674-nucleo-monografico-da-necropole-de-carenque-2.html

Núcleo Monográfico da Necrópole de Carenque
Morada: