Mapa do Site

Atividades regulares do Museu Municipal de Arqueologia | Exposições e atividades

Já conhece a programação do Museu Municipal de Arqueologia?
Atividades regulares do Museu Municipal de Arqueologia | Exposições e atividades

O Museu Municipal de Arqueologia abriu ao público em dezembro de 1999 e tem a natureza de um museu municipal, dedicado à preservação, estudo, valorização e divulgação do património histórico e arqueológico do município da Amadora. Durante todo o ano, contempla exposições temporárias e permanentes, visitas guiadas, passeios pedestres, ateliês e outras iniciativas dirigidas a diversos públicos.

Do Museu Municipal de Arqueologia fazem parte o Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira (sede), Núcleo Monográfico da Necrólope de Carenque e a Villa Romana da Quinta da Bolacha.

O Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira possui uma loja, uma biblioteca especializada em Arqueologia, de consulta direta e um arquivo de jazidas.

 

Programação regular | Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira

Exposições temporárias:

- Exposição "A Av. da República - a primeira rua da Amadora"
Esta mostra, patente até 12 de maio de 2019, pretende dar conhecer a história da construção e evolução de uma das vias mais movimentadas da Amadora, localizada no coração da cidade, através de fotografias antigas, objetos referentes ao caminho-de-ferro, e ainda de elementos recolhidos de edifícios já demolidos ou requalificados. A construção do jardim Delfim Guimarães, o aparecimento do mercado municipal, o desenvolvimento do comércio e a construção dos primeiros prédios são alguns dos marcos históricos abordados, que nos permitem conhecer melhor esta parte da história da cidade.

- "Reflexos da vida e da morte no Moinho do Castelinho"
A exposição temporária "Reflexos da vida e da morte no Moinho do Castelinho", que estará patente até 5 de janeiro de 2020, pretende mostrar os resultados obtidos nas escavações de 2017 e 2018, realizadas no âmbito do projeto de investigação “Povoamento em Época Romana na Amadora”. Estas duas campanhas trouxeram novos dados para auxiliar à compreensão da ocupação deste espaço durante a época romana.


Exposições permanentes:

- Exposições “Antes da Amadora” e “Amadora rural”
Remontam ao séc. XIX as primeiras descobertas arqueológicas no atual território da Amadora. Desde então são inúmeros os trabalhos arqueológicos desenvolvidos que permitem conhecer a ocupação humana mais remota e que se reflete na exposição “Antes da Amadora”. A ruralidade foi, também, uma das marcas deste espaço, localizado às portas de Lisboa, até à chegada do caminho-de-ferro, em 1887 e que importa agora registar na exposição “Amadora Rural”.
- Exposição "A Aviação na Amadora"
Mostra que dá a conhecer a história do surgimento da aviação em Portugal, nomeadamente do grupo G.E.A.R. - Grupo de Esquadrilhas de Aviação República, sua implementação e crescimento na Amadora.
Criado em 1919, o G.E.A.R. estava sediado na Amadora e aqui funcionou até 1938. Durante quase 20 anos a Amadora foi o palco da partida e de alguns regressos, de várias viagens aéreas com destino às colónias portuguesas em África e na Ásia. Nas instalações do G.E.A.R. decorreram também grandes festivais aéreos que trouxeram à Amadora inúmeros visitantes. Propomo-nos recordar os acontecimentos mais relevantes que decorreram nesta unidade e que espalharam o nome da Amadora pelo país e por vezes, além-fronteiras.
- "Aqueduto das Águas Livres"
Sinopse: Marca incontornável do território da Amadora, a partir do século XVIII, o Aqueduto das Águas Livres é mostrado em toda a sua dimensão e facetas.

Atividades:

- Visitas orientadas
As visitas guiadas, para grupos organizados, efetuam-se de 3.ª a 6.ª feira e estão sujeitas a marcação prévia.
Realizam-se aos seguintes locais:
Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, através de visitas às exposições patentes; Património Histórico e Arqueológico do Município, com visita à Necrópole de Carenque, à Villa Romana da Quinta da Bolacha e ao Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, ou a outros locais caso seja manifestado interesse nesse sentido.
Têm a duração de cerca de meio-dia (manhã ou tarde).
Atividade gratuita.

- Museu em ação
Projeto de animação museológica e patrimonial que pretende criar mais um recurso ao proporcionar o contacto direto com o património histórico e arqueológico a partir de ações que vão desde visitas guiadas ao Município e ao Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, até oficinas teórico-práticas de educação não formal e outras atividades para os mais diversos públicos tanto dentro, como fora do espaço museológico.
Todas as atividades são gratuitas e dirigidas a grupos organizados de instituições de ensino pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos, associações culturais e sociais, entre outros.
As ações para grupos decorrem de 3.ª a 6.ª feira em duas sessões: manhã (10h00/12h00) e tarde (14h30/16h30), entre outubro e julho para um máximo de 25 participantes.

- Oficinas
Diferem conforme o público-alvo (pré-escolar; 1.º, 2.º e 3.º ciclos, portadores de deficiência,seniores):
"Colares da Pré-História"
"Desenha uma obra-prima: pintura rupestre"
"Pedrinha aqui, pedrinha acolá"
"Vamos mexer na terra: Barro"
"Ao sabor do vento"
"Alquimia da Terra - Farmácia Rural"
"Alquimia da Terra – Será uma enxada? Será uma foice? Não, é um espantalho!"
"Alquimia da Terra – Os 5 sentidos agrícolas"
"Brinquedos dos Avós"
"Pãozinho quentinho"
"Vamos construir um pombal"
"Mas que marcas são essas?"
"No mundo dos aviões de papel"


Programação | Núcleo Monográfico da Necrópole de Carenque

A Necrópole de Carenque está aberta ao público, todos os fins de semana e permite uma visita livre a fim de se conhecerem as 3 Grutas Artificiais escavadas na rocha, que fazem parte de uma tradição cultural funerária mediterrânica.
São ainda organizadas visitas guiadas para grupos, sendo necessária marcação prévia.
Entrada gratuita.
Morada: Serra das Brancas, Topo da Av. Luis de Sá
Horário de funcionamento:
Verão | sábado: das 14h00 às 18h00; domingo: das  9h00 às 14h00
Inverno | sábado: das 13h00 às 17h00; domingo: das 10h00 às 15h00

 

 

Para mais informações, contacte:
Museu Municipal de Arqueologia
Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira - Núcleo Sede: Parque Aventura, Beco do Poço - Falagueira-Venda Nova - 2700 Amadora
Telefone: +351 214 369 090 | E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
GPS: 38.764556, -9.230205

Entrada: 1,00€
- gratuito aos sábados de manhã
- gratuito p/ grupos escolares, estudantes, crianças e jovens de idade não superior a 18 anos, pessoas portadoras de deficiência, pessoas com mais de 60 anos e funcionários da autarquia.

Horário:
3.ª feira a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Domingo, das 14h30 às 17h30
Aberto aos feriados