Exposição “A Fábrica de Espartilhos Santos Mattos” | Museu Municipal de Arqueologia

O Museu Municipal de Arqueologia tem patente a exposição “A Fábrica de Espartilhos Santos Mattos”.

Esta mostra foi inaugurada a 20 de maio, por ocasião das comemorações do Dia Internacional dos Museus 2017 e do aniversário do Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira.

Sinopse | “A Fábrica de Espartilhos Santos Mattos”
Instalada na Porcalhota em 1895, a pequena oficina de confeção de espartilhos da firma Santos Mattos, transformou-se, no início do século XX, numa grande indústria. Foi por ação dos industriais da Santos Mattos que, entre 1912 e 1914, foram construídos os equipamentos desportivos e culturais dos Recreios Desportivos da Amadora. Em 1914, os empresários instalaram, junto à fábrica, um grande moinho que acionava um gerador que abastecia a fábrica com energia elétrica.

A alteração da moda no pós-guerra de 1914 - 1918, marcou o fim do crescimento desta indústria, que não deixou, no entanto, de ter impacto local. Produzindo cintas e artigos medicinais, a fábrica laborou até ao final da década de 1960, altura em que deu lugar às urbanizações da atual Av. 11 de Setembro de 1979, no centro da Amadora.
A exposição, patente ao público no Museu Municipal de Arqueologia, é uma mostra documental e de peças que evocam a memória desta indústria.

Patente até 10 de maio de 2018.

Preço: € 0,99
Entrada gratuita: grupos escolares, estudantes, idade ≥ 60 anos, ˂ 18 anos de idade, pessoas portadoras de deficiência e aos sábados no período da manhã.

Para mais informações ou inscrições, contacte:
Museu Municipal de Arqueologia /Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira
Parque Aventura, Beco do Poço – Falagueira - Venda Nova (2700)
GPS: 38.764556, -9.230205

Horário: