Mapa do Site

Descrição

Palestra | Refugiados e Migrantes – rotas de esperança e desespero
Com André Costa Jorge, Clara Vaz e Joaquim Franco
Ciclo “Entre estações e estantes”
Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
27 junho | 18h30

 

“Refugiados e migrantes – rotas de esperança e desespero” é a próxima temática a ser abordada no ciclo de palestras “Entre Estações e Estantes” da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, no dia 27 de junho (quinta-feira), a partir das 18h30.

Esta sessão contará com a presença de André Costa Jorge, diretor do Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) e coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) e de Clara Vaz, Técnica de Projetos Internacionais no Conselho Português para os Refugiados.

Esta palestra será moderada pelo jornalista Joaquim Franco.

Entrada livre.
Não é necessária marcação prévia.

Sinopse |
A história da humanidade faz-se de constantes movimentos migratórios, embora de características diferentes, mais ou menos conflituosas e de causas bem distintas.
Como devemos olhar para a atual crise de refugiados e para o aumento de tentativas de controle de fluxos migratórios?
Quais os nossos medos e em que valores-base eventualmente questionáveis residem?
Quão longe vai a nossa solidariedade e quão longe iria se estivéssemos no epicentro desta crise?
Estas e muitas outras questões devem ser colocadas porque esta será sem dúvida uma das questões chave que definirá a nossa história – a história da (des)humanidade.

Sobre | André Costa Jorge
É licenciado em Antropologia e desde 2008 Diretor Geral do Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) (www.jrsportugal.pt) em Portugal e desde 2013 é membro da Direção e do Conselho do JRS Europa (www.jrseurope.org). O JRS é uma organização internacional jesuíta que tem como missão acompanhar, servir e defender os refugiados, migrantes vulneráveis e populações deslocadas.
O JRS desenvolve diversos serviços e projetos de acolhimento e integração de migrantes e refugiados em Portugal, sendo responsável pelo Secretariado da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) e pela gestão do Centro de Acolhimento de Refugiados (CATR) em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa. O JRS acompanha ainda imigrantes em situação de detenção administrativa.
Foi membro do Conselho Consultivo para os Assuntos da Imigração (COCAI) entre 2008 e 2014. É atualmente membro do Conselho Municipal para a Interculturalidade e Cidadania (CMIC) da Câmara Municipal de Lisboa.
Desde outubro de 2018 é Coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) da qual foi co-fundador.
É autor de dois documentários que abordam a temática das migrações e colaborador na Rádio Antena 1 no espaço de comentário “Causas Públicas”.
É certificado pela International Coaching University (ICU) como Professional Coach.
É casado e tem 6 filhos.

Sobre | Clara Vaz
Técnica de Projetos Internacionais no CPR, tem como formação de base as “Relações Internacionais”, tendo um mestrado em “Migrações, Inter-Etnicidades e Transnacionalismo” e pós-graduações em “Estudos Europeus”, “Cooperação Internacional e Mediação Sociocultural no Mediterrâneo” e “ Estudos Estratégicos e de Segurança”. As áreas de especialização são: migrações, fronteiras, segurança e direitos humanos. Ativista e educadora, especializou-se também na pedagogia social transformadora, sendo formadora e facilitadora em Cidadania Global.

Sobre | Joaquim Franco
Nasceu em Lisboa, em 1967. Casado, tem dois filhos. É investigador em Ciência das Religiões na ULHT, fundador do Observatório para a Liberdade Religiosa, autor e coautor de diversas publicações – entre as quais, Do eu solitário ao nós solidário (Verso de Kapa), Somos pobres mas somos muitos (Verso de Kapa) e Leitura (im)possível de uma visita (Ed. Lusófonas) –, é também formador nas áreas de Religião e Comunicação. Fez formação em jornalismo no CENJOR. Jornalista da SIC e fundador da SIC Notícias, cronista na SIC Online e na RR, passou antes pela TSF, Comercial e CMR. Foi ainda realizador e editor do 70x7, na RTP2. Recebeu o Prémio Orlando Gonçalves 2014, pela reportagem Esplendores… (SIC); 2.º Prémio Giu-seppe de Carli 2013, pela reportagem Arquivo Se-creto Vaticano (SIC); Prémio Comunicação Social//Rádio 1999, pela reportagem Terceira Idade da Inocência (TSF); Menção Honrosa Impresa 2005, pelo documentário João Paulo II, o primeiro Papa global (SIC/Expresso); Menção Honrosa CLEPUL 2013, pela reportagem O esplendor da austeridade (SIC); e viu a reportagem Ritual da morte no Islão nomeada entre as melhores de 2006 pelo ACIME. Ligado à ação social e ao associativismo desportivo, é membro da administração de uma Misericórdia e foi vogal da CNJP.

 

Clique na imagem abaixo para conhecer o cartaz desta iniciativa:

v2 cartaz refugiados 200

 

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, Nº 6 – Venteira
Telefone: 214 369 054
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
GPS: 38.752483, -9.2337572

Horário da Biblioteca:
Seg e sáb: 10h00 – 18h00 | ter a sex: 10h00 – 19h00
Fora d’Hor@s - segunda e sábado: 18h00/24h00 | terça a sexta-feira: 19h00/24h00).

Horário da Bedeteca e Fanzineteca:
Piso 2 da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, de terça-feira a sábado, das 10h00 às 18h00.

 

Local

Maior Menor

Detalhes

Início:27/06/2019 16:30