Mapa do Site

Descrição

Debates sobre História ao Fim do Dia
Tema “A Atividade da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses”
Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
1 março | 18h30

Os Debates sobre História ao Fim do Dia, estão de regresso à Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, e o próximo realiza-se no dia 1 de março (quinta-feira), às 18h30, como habitualmente, e o tema será sobre a atividade da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, criada em 1860, e que em muito contribuiu para o desenvolvimento de várias zonas do país, entre elas, a atual cidade da Amadora.

A palestra será conduzida por Ângela Salgueiro, investigadora do Instituto de História Contemporânea.

Esta iniciativa realiza-se no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal da Amadora e o Instituto de História Contemporânea (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa).

Entrada livre. Não é necessária marcação prévia.

 

Sinopse | “A Atividade da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses”com Ângela Salgueiro
A Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, criada em 1860, na sequência da concessão das linhas de Leste e do Norte ao empresário espanhol José de Salamanca, tornou-se na principal companhia ferroviária portuguesa até à atualidade. Para além do desenvolvimento de infraestruturas ferroviárias que se tornariam elementos centrais na estruturação da rede ferroviária nacional e da construção de obras emblemáticas da Engenharia portuguesa, como a Ponte de Maria Pia no Porto ou a estação do Rossio em Lisboa, a Companhia Real impôs-se como um agente decisivo na atração do capital internacional, funcionando como um organismo europeizado e internacionalizado.
Diversos outputs e inputs lhe podem ser atribuídos, dos quais se destaca, pelo seu pioneirismo, o papel na atração de técnicas e técnicos estrangeiros, no domínio da engenharia e da finança, que iriam ter impactos decisivos e duradouros na realidade portuguesa oitocentista.

Instituto de História Contemporânea

 

Biografia | Ângela Salgueiro
Ângela Salgueiro é licenciada em História, mestre em História Contemporânea e doutorada em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea e bolseira de Pós-Doutoramento do IHC-CEHFCI, da Universidade de Évora. Integrou vários projetos de investigação nacionais e internacionais, dos quais se podem destacar “Dinámicas de renovación educativa y científica en las aulas de bachillerato (1900-1936): una perspectiva ibérica” [HAR2014-54073-P]; “História da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (1996-2016)”; “História do Instituto Camões. Da Junta de Educação Nacional ao Instituto Camões (1929-2009)”. Em 2016 recebeu o Prémio Fundação Mário Soares – EDP atribuído à tese de doutoramento Ciência e Universidade na I República. É coautora dos livros Em Nome da Ciência. Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. 20 anos de História (1996-2016) (2017) e Ciência, Cultura e Língua em Portugal no século XX. Da Junta de Educação Nacional ao Instituto Camões (2012).

 

 

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, Nº 6 – Venteira
Telefone: 214 369 054
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
GPS: 38.752483, -9.2337572

 

Local

Maior Menor

Detalhes

Início:01/03/2018 17:30