Entrega de trabalhos até 25 de JunhoCâmara Municipal da Amadora aprova as Normas de Concurso para a edição de 2010
A Câmara Municipal da Amadora aprovou as Normas de Concurso referentes à 13.ª edição do Prémio Literário Orlando Gonçalves, que este ano irá avaliar trabalhos de jornalismo (investigação ou grande reportagem).
A 13.ª edição do Prémio Literário Orlando Gonçalves tem, tal como nos anos anteriores, o objectivo de incentivar a produção literária, contribuindo para a defesa e enriquecimento da língua portuguesa.
Na presente edição serão avaliados trabalhos de jornalismo (investigação ou grande reportagem), obrigatoriamente escritos em língua portuguesa, tendo os seus autores que apresentar a respectiva carteira profissional, podendo cada concorrente apresentar mais do que um trabalho, sendo que estes terão que ser enviados separadamente e com pseudónimos diferentes.
As obras a concurso serão avaliadas pelo júri constituído por Ana Goulart, membro indicado pelo Sindicato dos Jornalistas, Leonor Xavier, elemento indicado pela Sociedade Portuguesa de Autores e o jornalista Rogério Rodrigues, representante da Câmara Municipal da Amadora.
Não obstante terem ou não sido publicados, os trabalhos devem traduzir acontecimentos relativos ao ano transacto ao da atribuição do Prémio, e ter como referência a cultura e história portuguesas, os direitos humanos e a democracia, bem como reflexões sobre os problemas sociais e políticos, princípios que nortearam a vida de Orlando Gonçalves.
O prémio tem o valor de € 4 987,98 (quatro mil novecentos e oitenta e sete euros e noventa e oito cêntimos), e será entregue em sessão pública a anunciar.
Para mais informações, consulte as Normas de Concurso (ver link abaixo), ou contacte a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos.
O Prémio – breve notaO Prémio Literário Orlando Gonçalves, instituído em 1998 pela Câmara Municipal da Amadora, tem por objectivo, por um lado, homenagear a memória do escritor e jornalista Orlando Gonçalves, e por outro incentivar a produção literária, contribuindo para a defesa e enriquecimento da língua portuguesa.Este prémio destina-se a galardoar, anualmente e de forma alternada, uma obra de ficção narrativa e um trabalho jornalístico de investigação ou grande reportagem.
Orlando Bernardino Gonçalves, um dos percursores do movimento neo-realista português, foi escritor e jornalista de imprensa escrita e de rádio, tendo sido inclusive Director do jornal Notícias da Amadora durante mais de trinta anos, actividade que sempre desenvolveu a par das suas intervenções cívicas e políticas na defesa dos direitos e deveres de uma cidadania plena, consciente e esclarecida, sustentada pelo enriquecimento intelectual.
Orlando Gonçalves foi agraciado com a Medalha de Ouro da Cidade da Amadora em 1989, em 1993 o seu romance Enredos da Memória foi galardoado com o Prémio Literário Cidade da Amadora e em 1997 foi mais uma vez homenageado pela Câmara Municipal da Amadora, por ocasião das comemorações do 25 de Abril.
Normas de Concurso aqui.